scorecardresearch ghost pixel



Atenção, motociclista: governo tem boa notícia para você

Presidente do Senado Federal assina resolução que isenta certos proprietários da cobrança do IPVA. Saiba mais.



Motociclistas que estavam preocupados com o aumento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2023 receberam uma excelente notícia. O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), aprovou uma resolução que isenta parte dos condutores da cobrança.

Leia mais: BNDES financia projeto de carro voador brasileiro ao custo de R$ 490 milhões

A medida foi publicada no Diário Oficial da União e terá validade a partir do dia 1° de janeiro de 2023. Ela abrange motocicletas até 170 cm³, que correspondem a 80,9% dos veículos de duas rodas emplacados entre 2015 e 2020.

Apesar da boa notícia, a decisão do Senado tem caráter meramente autorizativo. Como o IPVA é um imposto de competência estadual, cabe aos estados e ao Distrito Federal decidirem sobre a isenção.

Projeto inicial

Na proposta inicial, apresentada pelo senador Chico Rodrigues (DEM), ele sugere a isenção para motocicletas de até 150 cm³. Contudo, a Associação Brasileira das Fabricantes de Ciclomotores (Abraciclo), entidade que representa fabricantes do setor, solicitou o aumento na capacidade máxima.

“O estabelecimento de alíquota mínima de 0% para motocicletas de até 150 cm³ equivocadamente estaria segregando parcela da população que adquire motocicletas no mesmo segmento”, disse o senador Eduardo Braga (MDB) na emenda que ampliou o benefício.

Outras regras de isenção

Os estados adotam regras próprias sobre a isenção do IPVA, mas a maioria deles oferece o benefício de acordo com o ano de fabricação do veículo. Esse tempo pode variar entre 10 e 30 anos, conforme a região do país.

O imposto também é zerado quando o condutor tem algum tipo de condição de saúde ou doença, e ainda quando o veículo é usado para trabalho (como mototaxistas, taxistas e outros). As normas do benefício devem ser conferidas junto ao Departamento de Trânsito (Detran) de cada local.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário