Sacar os recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é uma operação permitida em casos específicos previstos na lei. Contudo, o governo federal tem autonomia para autorizar uma rodada de resgates quando há necessidade.
Leia mais: Golpe do Nubank: cuidado, veja como se proteger do falso ‘PIX Natalino’
Foi exatamente isso que aconteceu mais cedo neste ano. Após os estragos causados pela pandemia na vida da população, a Caixa Econômica Federal anunciou o saque de até R$ 1.000 por trabalhador que tivesse saldo positivo nas contas vinculadas. A participação, contudo, é totalmente facultativa.
Prazo está acabando
O saque extraordinário do FGTS pode ser feito até o dia 15 de dezembro, caso contrário os valores serão devolvidos para suas contas de origem. Quem tem menos de R$ 1.000 pode retirar a quantia disponível, mas não é permitido ultrapassar esse limite.
Quem ainda não resgatou o dinheiro deve baixar o aplicativo Caixa Tem (para dispositivos Android e iOS) e verificar se o saldo está lá. Caso não esteja, é só acessar o app FGTS e solicitar o depósito. Veja como:
- Acesse o aplicativo do FGTS;
- Faça o login;
- Clique em “Saque extraordinário” e confira o valor disponível;
- Toque em “Solicitar saque” e informe a conta bancária desejada;
- Digite a senha e confirme.
Informações importantes
A operação não está disponível para trabalhadores com recursos bloqueado, como aqueles que anteciparam o saque-aniversário do FGTS. O mesmo vale para bloqueio por determinação judicial e outros casos semelhantes.
Também vale lembrar que a participação no saque extraordinário é completamente opcional. Quem não quiser sacar agora só precisa aguardar o fim da rodada pela devolução automática do dinheiro às suas contas de origem.