Quando se pensa em mobilidade urbana, fatores como aumento populacional e limitação do espaço terrestre impulsionam novas soluções para meios de transportes rápidos e sustentáveis. É por isso que o BNDES aprovou financiamento para primeira fase de projeto de aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.
Leia mais: Carro por assinatura é lançado no Brasil e está fazendo o maior sucesso
O projeto é da Eve Soluções de Mobilidade Aérea Urbana LTda (Eve), que é uma empresa de mobilidade fundada pela Embraer. Conhecido como carro voador, o eVTOL tem como foco voos urbanos e proporcionará baixos níveis de ruído e maior sustentabilidade em relação a projetos tradicionais. Além disso, a ação tem zero emissão e deve estar disponível no mercado a partir de 2026.
Em suma, o BNDES financiará R$ 490 milhões dos investimentos do projeto do carro voador da Embraer. Na prática, isso corresponde a 75% do valor total para o desenvolvimento, que é de R$ 652 milhões.
Testes
Os testes do novo veículo ocorrerão em Chicago, nos Estados Unidos. O foco é justamente conferir as condições de operação, serviços terrestres e necessidades do eVTOL.
Por fim, serão três pontos de rota. O Vertiport Chicago, que é um heliponto, será o local inicial para transportar passageiros de outros dois pontos: o Heliponto Municipal de Schaumburg e o Heliponto Tinley Park, em Illinois.
Em síntese, o trajeto feito com o carro voador terá duração de 15 minutos a um custo de U$ 150 dólares. Na prática, isso representa uma redução quando comparado a helicópteros tradicionais.