O Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) é o sistema que permite ao governo identificar as famílias de baixa renda no país e, com isso, aplicar medidas. Uma delas é a distribuição de benefícios sociais, como o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia Elétrica.
Leia mais: FGTS vai pagar BOLADA para quem cumprir regra até 31 de dezembro
Existe um grupo específico de cidadãos que pode garantir algumas vantagens adicionais com a inscrição no CadÚnico. Ele é formado pelos jovens com idade de 15 a 29 anos.
Essas garantias são oferecidas pela Identidade Jovem (ID Jovem), um documento 100% gratuito e com emissão virtual que dá acesso a passagens de ônibus com desconto ou gratuitas, além de outros benefícios. Confira mais informações a seguir.
Quem pode solicitar a ID Jovem?
Para emitir a carteirinha e aproveitar suas vantagens, o interessado precisa:
- Estar com o Cadastro Único atualizado há, no mínimo, dois anos;
- Ter renda familiar mensal de até dois salários mínimos;
- Ter um NIS (Número de Identificação Social);
- Ter idade entre 15 e 29 anos.
Benefícios da carteirinha
A Identidade Jovem garante 50% de desconto em ingressos de shows, cinemas, teatros, eventos esportivos e eventos artísticos e culturais. Além disso, o programa concede gratuidade ou descontos em passagens de transporte interestadual.
Como solicitar a ID Jovem?
Depois de comparecer a Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e se inscrever no CadÚnico, o interessado deve acessar o site do ID Jovem para emitir a carteirinha. Basta informar o NIS, o nome completo, o nome da mãe e a data de nascimento. O documento tem validade de seis meses, mas pode ser renovado sempre que necessário.