scorecardresearch ghost pixel



Com EAR na CNH, motoristas passam a ter limite fixo de 40 pontos

Motoristas que passam muito tempo no trânsito a trabalho devem incluir uma relevante informação na CNH. Estamos falando da indicação EAR.



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tem várias siglas que identificam a situação de cada condutor. Uma delas é a EAR. Você sabe o que significa? Descubra agora, veja como colocar e quanto custa a inclusão desse tipo de informação na carteira de motorista.

Leia mais: Atualização da CNH para o novo modelo é obrigatória em certos casos

A indicação EAR na CNH quer dizer que o condutor “Exerce Atividade Remunerada”. É uma observação que destaca o uso do veículo como fonte de renda. Pode ser, por exemplo, no transporte de cargas ou de passageiros. É o caso dos motoristas de aplicativo, como Uber, 99, assim como taxistas e tantos outros profissionais.

EAR: o que significa?

O Brasil tem hoje mais de 74 milhões de condutores habilitados. Para os profissionais que fazem planos de usar o veículo para melhorar a renda da família, a inclusão da EAR na carteira de motorista é importante e obrigatória.

Mas vale lembrar que não se trata de um tipo de categoria. A EAR é uma informação que declara às autoridades competentes que o motorista está apto a exercer a atividade remunerada por meio do uso do veículo. Quem for flagrado exercendo atividade sem a indicação comete infração gravíssima e multa de R$ 293,47.

A sigla fica na parte traseira do documento, no lado contrário à foto. É uma informação tão importante quanto à indicação de uso de lentes de correção ou de óculos para conduzir o veículo.

Ao incluir a EAR na CNH a motorista passa por avaliação psicológica e toxicológica com mais frequência do que os demais condutores que não fazem o uso do carro a trabalho.

A intenção, segundo os órgãos de trânsito, é deixar as vias mais seguras para todos e garantir mais segurança para os passageiros. Para incluir a EAR na CNH é preciso procurar atendimento junto ao Detran.

O motorista vai passar por teste de aptidão, assim como pelo exame psicotécnico. O valor da inclusão da informação na CNH varia entre os estados. Por essa razão é importante conferir o custo junto ao departamento de trânsito da região onde mora.

Para a inclusão, o motorista tem que incluir alguns documentos como: CNH original e cópia; formulário com os resultados de exames médicos e psicológicos; comprovante de pagamento de taxas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário