scorecardresearch ghost pixel



Como quitar e negociar dívidas com bancos? Confira dicas

Dívida "caduca", desistência do pagamento, portabilidade da dívida, entre outras. Confira as melhores dicas para negociar e quitar dívidas com bancos.



Dívidas são motivos de insônia pra muitos brasileiros. Não à toa, o sucesso de eventos como o Feirão do Serasa mostrar que resolver essa questão está entre as prioridades dos brasileiros endividados. Para chegar ao ponto de conseguir um acordo, no entanto, é importante se planejar. Separamos algumas dicas para te ajudar a quitar e negociar dívidas com bancos.

Leia também: Feirão Serasa Limpa Nome foi prorrogado; saiba como participar

Na hora de quitar dívidas com bancos, a primeira dica é tentar negociar o saldo devedor. Por conta dos juros e do interesse de ambas as partes na conclusão do problema, novos acordos podem ser muito mais vantajosos para quem já está com a grana curta.

Nesse tipo de negociação, uma dica adicional é estar preparado para propor soluções, sendo realista nos cálculos. Se uma alternativa dada pelo banco não couber na sua realidade agora, não pegue e continue negociando. Nesses casos, feirões de negociação são ótimas opções.

Não conte com dívida “caduca”

Esse termo merece bastante atenção. Muita gente acredita que uma dívida caducar significa que ela deixa de existir, mas não é isso que acontece.

Na legislação brasileira, o que está determinado é que mesmo que a dívida não seja paga dentro do prazo de 5 anos, a instituição credora deve retirar o CPF do cliente dos órgãos de proteção ao crédito.

Ou seja, na prática, o CPF não fica mais negativado, mas a dívida continua existindo até que seja quitada, inclusive judicialmente.

O que acontece se eu não pagar a dívida?

Com a não quitação de uma dívida bancária, você pode ter problemas sempre que precisar de crédito. Isso pode ser extremamente prejudicial em casos emergenciais.

Transfira sua dívida para um banco com dívidas menores

Muita gente não sabe, mas desde 2013 é possível que você faça a transferência da dívida que está em um banco para outro que ofereça uma taxa de juros mais vantajosa para você, com prazos de pagamento melhores.

Planeje-se, mesmo que demore

O importante é começar. Se você tem sonhos como o da casa própria, carro e outros patrimônios, é importante resolver a situação. Nesse caso, o planejamento financeiro não pode faltar.

Faça um plano para quitar as dívidas e busca formas de aumentar sua renda extra e separar sempre um valor mensal para a negociação.

Vale a pena entrar em contato com o banco para saber quais as possibilidades iniciais de pagamento e em quanto tempo você se livra do saldo devedor. Não se esqueça dos feirões, como falamos anteriormente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário