Em um movimento iniciado na semana passada, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) começou a anunciar os principais nomes que irão compor seu governo. Separamos esta matéria para que você conheça os seis ministros já confirmados por Lula.
Leia também: Senado analisa se PEC da Transição pode usar dinheiro esquecido em contas PIS/Pasep
Segundo fontes, o plano era continuar a divulgação a partir de terça-feira (13), após a diplomação pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de Lula e o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.
Entretanto, as divulgações foram interrompidas. Para muitos, a pausa teria relação com reação de bolsonaristas em Brasília, mas Lauro Jardim, colunista do Globo, destaca que a demora em anunciar novos nomes tem, na verdade, relação com a tramitação da PEC de Transição.
A Câmara deve votar a proposta só na semana que vem. Com isso, Lula não quer correr o risco de desagradar partidos enquanto tenta uma liberação para gastar R$ 145 bilhões fora do teto de gastos para manter promessas de campanha como o retorno de investimentos maiores nas pastas de saúde e educação, além da ampliação de programas sociais.
Quem são os seis ministros já confirmados por Lula?
- Casa Civil: Rui Costa
Data da confirmação: 09/12/2022
Partido: PT
Economista formado pela Universidade Federal da Bahia, Rui Costa é o atual governador da Bahia – Estado mais populoso e a maior economia do Nordeste, que governou por dois mandatos seguidos.
Antes de ser eleito governador, ocupou as secretarias de Casa Civil e de Relações Institucionais do Estado. A indicação de Lula para a Pasta atende a um perfil mais técnico, já que o novo governo tem um foco maior em tocar obras públicas.
- Ministério da Cultura: Margareth Menezes
Data da confirmação: 13/12/2022
Partido: Sem filiação partidária
Com perfil técnico, a cantora baiana foi convidada para fazer parte da equipe de transição depois de criticar a ausência de pessoas negras responsáveis por avaliar o setor na vigente gestão de Jair Bolsonaro.
É fundadora do selo Estrela do Mar Records e da Associação Fábrica Cultural; conquistou dois troféus Caymmi, quatro troféus Dodô e Osmar e também chegou a ser indicada ao Grammy Awards e ao Grammy Latino.
- Ministério da Defesa: José Múcio
Data de confirmação: 09/12/2022
Partido: PTB
Com formação em Engenharia Civil, Múcio foi ministro das Relações Institucionais entre 2007 e 2009, além de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) de 2009 a 2021.
Também já foi deputado federal por Pernambuco por cinco mandatos e secretário dos Transportes no governo Roberto Magalhães, além de prefeito do município de Rio Formoso. Também foi secretário de Planejamento de Recife no mandato de Magalhães.
O novo ministro integrou o grupo de transição do governo de Lula, já focado na área de Defesa.
- Ministério da Fazenda: Fernando Haddad
Data de confirmação: 09/12/2022
Partido: PT
Formado em Direito e com mestrado em Economia, ele atua como político, advogado e professor universitário.
A escolha de Lula para o Ministério da Fazenda foi política: a pasta, além de ser uma das mais cobiçadas no governo, também é vista como uma forma de preparar Haddad como sucessor de Lula como candidato à Presidência.
Foi ministro da Educação, em 2005, no primeiro governo Lula e responsável pela criação do Prouni. Entre 2013 e 2016, foi prefeito da cidade de São Paulo. Em 2018, candidato à Presidência.
- Ministro da Justiça: Flávio Dino
Data de confirmação: 09/12/2022
Partido: PSB
Flávio é advogado e já assumiu cargos como juiz federal, governador do Maranhão, presidente da Embratur, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e senador do Maranhão.
Já foi filiado ao PT e participou da equipe de Transição, como um dos coordenadores do grupo técnico que discute Justiça e Segurança Pública.
- Ministério das Relações Exteriores: Mauro Vieira
Data de confirmação: 09/12/2022
Partido: Sem filiação partidária
Formado na academia diplomática brasileira, o Instituto Rio Branco, o futuro ministro é um profissional de carreira do Itamaraty com mais de 40 anos na área. Já serviu como embaixador no exterior de 1982 a 1999, em Montevidéu, Cidade do México e Paris.
Vieira também já comandou o Itamaraty entre 2015 e 2016, durante o segundo governo Dilma (PT). Atualmente, o futuro ministro chefia a embaixada do Brasil em Zagreb, capital da Croácia.