CRLV é cobrado em mãos NESTE estado; veja como emitir o documento

É de responsabilidade do condutor ter o CRLV em mãos sempre que necessário. Saiba como garantir o documento e evitar multas.



O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é o documento que garante que o veículo atende todas as condições para circular. Ele precisa estar sempre em dia e tem a mesma importância que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O certificado passa a ser cobrado em mãos neste estado. Saiba como garantir o seu.

Leia mais: Atenção com seu CRLV ou você pode pagar multa; aprenda a consultar

O motorista que circula sem este documento corre o risco de ser multado, além de lidar com a possibilidade de ter o veículo retido. Não vale a pena arriscar! Até mesmo porque a tecnologia ajuda bastante a ter o certificado por perto sempre que necessário. O acesso à versão física também é sem complicações.

CRLV em mãos

A apresentação passou a ser obrigatória em Minas Gerais desde novembro. Os motoristas devem apresentar a versão mais atual do documento. Quem deixar de apresentar o CRLV durante uma abordagem pode sofrer sérias consequências. A versão digital fica disponível por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Há ainda a opção de circular com o modelo impresso, desde que atenda às diretrizes do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Obter o certificado é muito simples. Basta acessar o site do Detran-MG. Por lá, o motorista vai encontrar o mais atual, desde que você não tenha nenhuma pendência em relação ao veículo.

Por exemplo: se deixou de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) ou até mesmo algumas multas, pode encontrar algumas restrições de acesso ao CRLV. Se isso acontecer, o primeiro passo é acertar todas as questões para conseguir que o documento seja liberado.

Cabe ao condutor a responsabilidade de indicar à autoridade de trânsito que o CRLV está em dia. Por isso, a dica é ter as duas versões disponíveis, tanto a impressa quanto a digital.

Apesar disso, o Detran de Minas Gerais orientou que o porte poderá ser dispensado, desde que o agente de trânsito consiga consultar o sistema do Departamento de Trânsito. Não vale a pena arriscar, certo? É sempre bom ter o certificado por perto para conferência das autoridades durante uma fiscalização.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário