O novo repasse do vale-gás começará a partir da próxima segunda-feira (12), no valor de R$ 112, de acordo com o Ministério da Cidadania. Atualmente, o benefício está repassando o valor integral do preço médio nacional do botijão de gás 13 kg. Assim , o valor do benefício é estabelecido de acordo com a média divulgada pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
Leia mais: Cuidado! Você pode ser excluído do CadÚnico pelos 6 erros mais comuns
Sendo assim, o programa é destinado para as famílias inscritas no CadÚnico, que tenham renda mensal por pessoa menor ou igual a meio salário mínimo. Além disso, o benefício também é ofertado para as famílias que possuem um integrante beneficiário do Benefício de Prestação Continuada (BPC), estejam inscritos ou não no Cadastro Único.
Dessa forma, para as famílias inscritas no CadÚnico, o pagamento será realizado preferencialmente à mulher, desde que ela seja indicada no cadastro como uma das responsáveis pela casa. Já para as famílias não inscritas no CadÚnico e com beneficiários do BPC, o pagamento deverá ser feito ao beneficiário ou ao seu responsável legal.
Calendário de pagamentos do benefício em dezembro
Os pagamentos do vale-gás serão feitos de acordo com o número final do Número de Identificação Social (NIS). Sendo assim, o calendário ficou estabelecido da seguinte forma:
- NIS de final 1: 12 de dezembro;
- NIS de final 2: 13 de dezembro;
- NIS de final 3: 14 de dezembro;
- NIS de final 4: 15 de dezembro;
- NIS de final 5: 16 de dezembro;
- NIS de final 6: 19 de dezembro;
- NIS de final 7: 20 de dezembro;
- NIS de final 8: 21 de dezembro;
- NIS de final 9: 22 de dezembro;
- NIS de final 0: 23 de dezembro.
Para saber se tem direito, o interessado pode consultar sua situação referente ao benefício por meio do aplicativo do Auxílio Brasil. Além disso, o benefício também pode ser conferido pelo app Caixa Tem ou pelo telefone 111. Já para outras dúvidas, os beneficiários devem entrar em contato pelo telefone 121.