Muitas pessoas aguardam ansiosamente a chegada do mês de dezembro por conta do Natal. A época é realmente cheia de magia e desperta sentimentos fraternos e outros capazes de fazer um ser humano se sentir bem. Montar a árvore de Natal é um dos hábitos mais aguardados, mas você sabe o que cada enfeite natalino representa?
Veja também: Sobremesa de Natal! Delícia de banana impecável vai ser o sucesso da ceia
Descubra os significados dos enfeites da árvore de Natal
Abaixo você pode conferir os significados dos enfeites mais comuns utilizados na decoração da árvore de Natal:
Estrela: geralmente colocada no topo da árvore, representa a fé que deve guiar a vida do cristão, lembrando a estrela de Belém.
Bolas de Natal: aparentemente, a princípio, São Bonifácio decorou a árvore com maçãs, representando com elas as tentações. Hoje, costuma-se colocar bolas ou esferas (em algumas regiões também chamadas de bambalinas ou chirimbolos), que simbolizam os dons de Deus aos homens. É um dos enfeites clássicos da árvore de Natal.
Laços: sempre se pensou que os laços representam a união de famílias e entes queridos em torno de presentes que desejam dar e receber. De fato, este é um dos símbolos deste enfeite da árvore de Natal.
Luzes (pisca-pisca): inicialmente representadas pelas velas, as luzes apontam para a luz de Cristo
Qual é o dia certo para montar a árvore de Natal em casa?
A árvore de Natal deve ser montada no dia 8 de dezembro, Dia da Imaculada Conceição, embora muitas famílias a coloquem no final de novembro ou início de dezembro.
Isso foi estabelecido pelo Papa Pio IX no ano de 1854, quando tal data foi declarada como o dia em que a Virgem Maria “foi preservada por privilégio exclusivo da mancha original desde o primeiro momento de sua concepção”.
Seguindo a teoria anterior, essa data também é a indicada para montar o presépio em casa. Ainda assim, o menino Jesus não deve ser colocado até o dia de seu nascimento, na véspera de Natal – isto é, em 24 de dezembro.
Atualmente é possível encontrar diversos tipos de árvores de Natal, existem de todos os tamanhos e cores. Destacam-se entre as mais comuns as árvores de pinho ou de plástico, que são decoradas conforme o local ou os gostos pessoais de cada um.
A temporada de dezembro começa, segundo a religião católica, em 25 de dezembro e termina em 6 de janeiro.