scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Esta é a quantidade MÁXIMA de adoçante que você deve consumir por dia

Você calcula a quantidade certa de adoçante por dia? Saiba que o excesso também pode comprometer a sua saúde! Aprenda a calcular.



Cada vez mais os cuidados com a saúde ganham uma forte aliada: a informação! Muita gente já conhece a importância de reduzir o consumo de açúcar, algo que não era tão comum nas décadas passadas. Mas o que alguns não observam é há uma quantidade máxima de adoçante permitida por dia. Você sabe qual é? Dá uma olhada.

Leia mais: Nutri bate o martelo e diz qual o adoçante mais saudável para sua dieta

Não basta reduzir o açúcar e exagerar nas gotinhas. Saber a quantidade ideal é o primeiro ponto para não exagerar na dose, ainda mais se for incluir o adoçante no preparo de alimentos e do famoso cafezinho de todos os dias.

Quantidade de adoçante por dia

A quantia adequada por dia é uma dúvida comum, já que a embalagem quase nunca indica a dosagem ideal. Cada pessoa precisa conferir os hábitos de consumo próprios para dividir ao longo do dia esse substituto.

Para saber a quantidade certa, é preciso ter a certeza do seu peso atual. Segundo orientação da Organização Mundial de Saúde (OMS), cada adoçante tem uma quantidade permitida para cada 24 horas, ou seja, além de saber o peso, também é preciso conferir também o tipo de adoçante que está usando no momento.

Veja as indicações abaixo por tipo de produto:

  • Aspartame: o máximo é de 40 miligramas por quilo;
  • Sacarina: o recomendado é 15 mg/Kg;
  • Sucralose: 5 mg/Kg;
  • Estévia: 4 mg/Kg;
  • Acessulfame de potássio: 15 mg/Kg;
  • Neotame: 0,3 mg/Kg;
  • Advantame: o limite é de 5 mg/Kg.

Viu só como a quantidade muda de acordo com cada tipo? Por isso, na hora de escolher qual comprar para substituir o açúcar, lembre-se de considerar o mais ideal para a sua forma de consumo no dia a dia.

Se fizer os cálculos, notará que uma pessoa com 70 kg, por exemplo, pode consumir no máximo 350 mg de sucralose. Faça sempre a matemática para não extrapolar na dose e garantir que a troca seja mesmo para o bem da sua saúde.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário