Aplicativos pesados consomem mais bateria e armazenamento. Em especial, aqueles que contém mídias pesadas e que envolvem mais funcionalidades, recursos e interatividade entre os usuários, além da resolução. Esses apps são, frequentemente, aqueles que mais consomem os dados móveis (a internet).
Veja também: Dê adeus ao ócio com estes 5 aplicativos que vão turbinar sua produtividade
É importante que, quando você estiver com o 4G/5G ligado, certifique-se de evitar deixar os aplicativos em segundo plano, com notificações chegando e dados sendo gastos. Eles podem consumir a sua internet sem que você se dê conta.
Youtube
Mesmo com a resolução do vídeo sendo baixa, o consumo continua alto. Ela é a plataforma de vídeos que mais consome disparadamente. Uma boa opção para assistir um vídeo sem os dados é deixar baixado. O Youtube Premium libera essa opção. Caso prefira, quando for assistir, diminua a qualidade para ter uma redução de gasto.
É impossível falar de aplicativos de mídia sem comentar sobre as redes sociais. Dentro dela, qualquer tipo de mídia está inserida, desde os textos às lives. O site “minha conexão” trouxe um importante dado: em uma circunstância em que o Instagram é usado por 10 minutos, em que se é visualizado 20 fotos, 3 vídeos e 10 stories, lá se vão 16,9 MB de internet.
Netflix
A Netflix possui um recursado muito interessante e que segue o mesmo pensamento do que foi citado no Youtube. Estamos falando da possibilidade de baixar a mídia. A preocupação agora seria o armazenamento, visto que a maioria dos conteúdos são filmes e séries com uma duração enorme. Assistir em HD gasta até 3GB por hora.
Uma característica que está se tornando frequente no Brasil é a do WhatsApp Ilimitado. Nesse sentido, pode não ser um problema para você. Agora, para quem não tem um plano desse, o mensageiro pode ser um grande consumidor de dados, ainda mais com a opção do Download Automático de fotos e vídeos.
TikTok
O Tiktok é uma rede com ciclo de vídeos quase que infinito, o que alavanca o consumo, afinal o usuário vai querer continuar vendo os vídeos. A rede pode chegar a consumir de 50 a 100 MB em menos de uma hora.
Foto: ra2 studio/Shutterstock