As festas de final de ano são sempre animadoras e prometem momentos felizes ao lado de pessoas importantes para as nossas vidas. No entanto, não é novidade que muita gente perde a linha e exagera na comida e na ingestão de álcool. O resultado é uma baita ressaca no dia seguinte.
Veja também: Mais do que seis doses de bebida alcoólica na semana podem trazer problemas
Para conseguir contornar a ressaca e ter um final de ano mais agradável, separamos algumas dicas bem simples.
1 – Beba chás que ajudam a desintoxicar
A verdade é que não existe uma bebida de infusão (chá) capaz de, literalmente, desintoxicar o corpo. Contudo, existem opções diuréticas, hidratantes e que aliviam uma série de sintomas da ressaca que você pode sentir.
Chá de dente-de-leão e silimarina pode ser uma boa opção, bem como o chá de boldo para quem exagerou na comida.
2 – No dia seguinte, nada de beber mais para curar a ressaca
Existe um mito de que se você beber álcool novamente no dia da ressaca, os efeitos indesejados dela vão embora. Isso não é verdade e vai piorar ainda mais a sua situação. O que acontece é que a bebida alcoólica pode apenas mascarar alguns desconfortos que você sente. No entanto, a tendência é que você se sinta ainda pior depois de um certo tempo.
3 – Coma opções mais leves
Evite exagerar novamente nas refeições enquanto ainda não estiver bem. Isso inclui comer menos gordura, óleo e doces. Prefira alimentos mais leves e naturais para não sobrecarregar ainda mais o seu corpo, especialmente os órgãos como rins e fígado.
4 – Beba muita água
Muitos efeitos desagradáveis da ressaca ocorrem por conta da desidratação do organismo. Para melhorar o efeito, é indicado beber bastante água ao longo do dia. Isso, aliado com os chás e com uma dieta mais leve fará você se sentir bem dentro de pouco tempo.
5 – Consuma alguns alimentos anti-inflamatórios
Por fim, você também pode dar preferência para alimentos anti-inflamatórios, como gengibre, cúrcuma, tomate, alho, pimenta, maracujá, romã e frutas vermelhas. Isso vai te ajudar a eliminar boa parte do seu mal-estar.