scorecardresearch ghost pixel



Fim do mistério: afinal, dívidas somem do SPC e Serasa após 5 anos?

Após cinco anos de dívida, o Serasa e o SPC tiram o nome do cidadão da lista de negativados, mas será que ela também deixa de existir?



Graças à medida executada pelo SPC e Serasa de tirar o nome do cidadão da lista de negativados após cinco anos, muitos brasileiros acreditam que a dívida deixa de existir. Isso não é verdade. As empresas podem continuar realizando a cobrança do valor devido, seja por ligações, e-mails, cartas ou outros meios de comunicação.

Leia mais: Atenção, negativados! Caixa libera 2 empréstimos 100% livres de consulta

Caso a conta em questão seja com cartões de crédito, será difícil conseguir contratar serviços da mesma instituição financeira, mesmo com o nome limpo no SPC. A situação do cidadão só ficará melhor quando a dívida for quitada.

Dívidas podem ser cobradas após cinco anos?

Após cinco anos desde que a dívida foi feita, o credor não poderá mais acionar a Justiça na tentativa de receber os valores do devedor. Após esse período, o débito é prescrito, então o credor perde o direito de cobrar o pagamento de forma legal, contudo continua tendo o direito de receber o valor devido.

Sendo assim, ele poderá utilizar de outros meios para realizar essa cobrança.

Mesmo que cinco ou mais anos se passem, a pendência não prescreve. Isso por causa dos prazos de prescrição das dívidas que mudam de acordo com o seu tipo. Em outras palavras, enquanto algumas podem caducar em cinco anos, outras podem ter um prazo maior ou menor para que isso aconteça.

Ainda que os cinco anos tenham se passado, o cidadão permanece devendo, embora talvez não negativado. As empresas que buscarem informações financeiras sobre ele após esse período, não saberão nada sobre a existência da pendência, uma vez que a dívida caducou. Apenas a instituição de crédito tem acesso à informação da conta.

Por fim, vale ressaltar que a dívida vencida também deixa de influenciar no score do cidadão, assim como não se torna mais um fator negativo para a obtenção de crédito.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário