Pense na seguinte situação: você chega cansado em casa, querendo descansar e sem vontade de fazer sua tarefa da faculdade. Em algum momento, você sonha em poder pedir ajuda, não é? Você aceitaria a ajuda de uma Inteligência Artificial nessa situação?
Veja também: Inteligência artificial recria personagens de Harry Potter e resultado choca fãs
Então, essa é uma realidade próxima com a existência e os avanços Inteligência Artificial. A Meta, a empresa do Mark Zuckerberg, dona do Facebook, Instagram e do WhatsApp, lançou em versão demonstrativa (demo) o Galactica. Continuemos!
O que é Galactica?
É um modelo de IA (Inteligência Artificial) que usa como base diversos artigos científicos e é capaz de realizar várias funções acadêmicas: produção de resumos, TCCS e solução de problemas matemáticas por meio de comandos prompts que montam textos.
A IA é treinada com diversas fontes e consegue contextualizar os mais diferentes temas. A ação de “gerar mais” faz com que essa tecnologia sugira e adicione conteúdos.
Basta, somente, ter o tópico dado e será criada uma narrativa acadêmica. Simples, não é?
Posso usar a ferramenta?
No momento da publicação, não é mais possível usufruir da ferramenta. Permaneceu dois dias no ar e já não é mais usável. Quando o site é acessado, é mostrada uma mensagem de agradecimento pelo uso da demo de Galactica.
Uma fala importante que chamou a atenção foi a de Jon Carvill, que é o porta-voz de Inteligência Artificial da Meta, em fala para o CNET, ele disse: “É uma pesquisa exploratória de curto prazo e sem plano de se tornar produto.”
Existe, também, um cuidado de informações falsas serem confundidas como verdadeiras e fazerem também parte da composição TCCs de milhares de pessoas.
Inteligência Artificial é um tema bastante discutido
Existem aqueles que apoiam, e há aqueles que acreditam que as pessoas não podem levar créditos por algo que não foi feito por elas, apesar de seus comandos.
Aplicativos que realizam tarefas matemáticas são populares, podendo ser baixados através das lojas virtuais. Eles trazem também resoluções com fórmulas, o passo a passo que se preocupa com o aprendizado do estudante.
No caso do TCC, a probabilidade do usuário revisar é baixa quando já feita por algo que já deveria ter revisado corretamente. Outro exemplo é em competições artísticas: muito se fala sobre a inteligência artificial substituir o trabalho manual e o dom das pessoas. Esse assunto estará cada vez mais presente em nosso cotidiano!