Golpe do Nubank: cuidado, veja como se proteger do falso ‘PIX Natalino’

Golpe promete dar R$ 50 em PIX para clientes que acessarem um link malicioso. Saiba como se proteger desta ameaça cibernética.



Você recebeu uma mensagem de “PIX Natalino do Nubank” com um cupom de R$ 50? Atenção! Trata-se de um golpe. O banco está alertando seus usuários a não clicarem em nenhum link da falsa campanha, também conhecida como Natal Feliz, após os comunicados da instituição sobre o “golpe do Nubank”.

Leia também: Fundador do Nubank abre mão de remuneração extra milionária

A falsa campanha promete uma oferta de R$ 50 em PIX para clientes que acessarem um link malicioso que acompanha a mensagem. Segundo a empresa, o golpe está sendo aplicado via WhatsApp, o aplicativo de mensagens mais popular entre brasileiros. Esse tipo de cibercrime é conhecido como phishing.

Nesse tipo de golpe, os criminosos aproveitam eventos ou marcas populares para seduzir usuários por meio de “oportunidades únicas”, utilizando de gatilhos de urgência e oportunidade.

“PIX Natalino” do Nubank é golpe; entenda

Os primeiros registros de reclamação começaram no final de novembro. No dia 30, o banco digital emitiu comunicado orientando clientes e imprensa. “O Nubank informa que não está realizando a campanha Natal Feliz. Se você foi impactado por essa mensagem, não clique, saiba que trata-se de um golpe”, comunicou.

Ataques do tipo phishing visam ‘fisgar’ as credenciais e informações da vítima de alguma forma, normalmente através de uma mensagem aparentemente legítima. No caso do “PIX Natalino”, o senso de urgência pode acabar distraindo as vítimas, levando-as a acessar páginas falsas, abrindo brechas para ciberataques mais complexos.

“O texto da promoção falsa é acompanhado de uma imagem do logo do Nubank e também incita os clientes a agirem rápido, antes que todos os falsos cupons de Pix sejam resgatados. Ativar o senso de urgência com mensagens tendenciosas é uma tática de engenharia social que faz com que uma pessoa clique no link sem pensar duas vezes”, reforça o Nubank.

Caso tenha recebido essa mensagem, a recomendação é não clicar no link, muito menos fornecer informações pessoais. Ao perceber golpe, o melhor a fazer é denunciar e bloquear a mensagem, via WhatsApp mesmo. Avise, também, outras pessoas que você acredita que podem ser vulneráveis ao golpe.

Se você tiver visto a notícia após clicar no link, vale entrar em contato com o banco. O Nubank disponibiliza canais de atendimento como o Chat do Nubank no app, o e-mail meajuda@nubank.com.br e o número de telefone 0800 608 6236. Além disso, você pode sempre consultar o SOS Nu, o guia de emergência da empresa com orientações claras sobre o que fazer diante de uma tentativa de golpe, fraude e outros crimes digitais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário