Vai emitir, renovar ou alterar alguma informação da sua CNH (Carteira Nacional de Habilitação)? Então fique atento às novas regras anunciadas pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) que estão em vigência desde julho deste ano.
Leia mais: Vitória para ESTES motoristas! Isenção do IPVA 2023 é aprovada
No primeiro semestre deste ano, o governo aprovou uma série de mudanças no documento de habilitação dos brasileiros. Elas incluem alterações no visual da carteira, mas também passam por itens que visam coibir fraudes e falsificações.
O motorista que precisa tirar sua primeira via ou atualizar a CNH por algum motivo deve conhecer as alterações para entender melhor como funciona o novo documento e evitar surpresas. Confira os principais destaques a seguir.
O que muda na nova CNH?
Além de ganhar novos tons de amarelo e verde, o documento fica mais bonito e detalhado. Caso saia de casa sem a versão impressa, o condutor poderá apresentar a carteira digital pelo celular se for parado pela fiscalização.
A nova habilitação também ganha elementos que a deixam dentro do padrão internacional, como tradução em inglês e francês, além do português. Conheça outras novidades importantes:
- Verão física e digital;
- Impressão em papel fluorescente que brilha no escuro;
- Informações visíveis apenas sob luz ultravioleta;
- Letra “P” para indicar condutores com carteira provisória e “D” para documentos definitivos;
- Adoção do código MRZ (Machine Readable Zone), o mesmo usado em passaportes;
- Quadro com as silhuetas dos veículos que o condutor está apto a dirigir;
- Quadro de observações sobre eventuais restrições médicas ou atividade profissional.
Substituição é necessária?
A troca da CNH para o modelo atualizado será feita de forma gradativa, conforme os motoristas precisarem emitir ou trocar a carteira. Não é necessário correr, apenas observar quando sua habilitação vence e fazer a substituição no prazo correto.
No Brasil, validade do documento depende da idade do condutor, variando entre 3 e 10 anos. Para pessoas com até 49 anos de idade, o prazo é de dez anos. Entre 50 e 69 anos, é preciso trocar a cada cinco anos. Já quem tem mais de 70 anos de idade:deve renovar a carteira a cada três anos.