Atingir uma pontuação de crédito, ou score, alta é algo que muitos consumidores almejam atualmente. De acordo com dados da Experian, apenas 1,3% das pessoas conseguem atingir o ponto mais alto dentro do seu perfil de crédito.
Veja também: Bradesco oferece cartão de crédito para negativados; confira qual!
Nos Estados Unidos, por exemplo, as pontuações FICO variam de 300 a 850, sendo que a média foi de 714 em 2021. De acordo com a última análise da Experian, existem três tipos de pessoas que conseguem a pontuação mais alta do score. Na verdade, são três características que podem ser encontradas nos consumidores com esse tipo de comportamento.
Características de pessoas com score alto
Confira abaixo quais são as características em comum que as pessoas com score alto apresentam, de acordo com o relatório.
1 – Costumam ser mais velhas
Nos EUA, as pessoas com pontuação máxima costumam ter mais de 57 anos de idade. 70% desses consumidores são homens que têm entre 57 e 75 anos. Além deles, os mais velhos, com 75 anos ou mais, também estão nesta lista. Apenas 4% possuem menos de 40 anos.
“É improvável que você veja muitos jovens de 25 anos com uma pontuação de crédito perfeita”, disse Matt Schulz, analista-chefe de crédito da LendingTree, à CNBC Make It.
2 – Possuem mais cartões e menos crédito
Isso não quer dizer que você deva fazer um monte de cartões de crédito para aumentar seu score. No entanto, dados revelam que as pessoas com a pontuação mais alta possuem mais cartões e tendem a ter limites menores. Aliás, elas costumam usar cerca de 7% do limite dos cartões.
3 – Eles evitam as dívidas
Como era de se esperar, pessoas com score alto são as que possuem menos dívidas. Isso quer dizer que eles evitam parcelar suas compras com facilidade e costumam comprar apenas o que é realmente necessário. Inclusive, estas são dicas comuns entre os analistas financeiros.