scorecardresearch ghost pixel



Inimigos do cérebro: 5 hábitos perigosos que MATAM sua saúde mental

Determinadas ações são extremamente prejudiciais para o metabolismo do cérebro, reduzindo a qualidade de vida em vários aspectos.



Se você deseja viver livre de preocupações no futuro, é melhor mudar sua mentalidade no presente. Comece aos poucos mudando sua rotina com pequenas atitudes baseadas em escolhas conscientes. Fique livre da falta de disposição e reduza o risco de desenvolver doenças graves a partir de uma dieta equilibrada, exercícios físicos e disciplina. 

Veja também: Quer saber o segredo das pessoas felizes? ESTES 6 hábitos são a chave

Os piores hábitos que acabam com a saúde do cérebro 

Deixar de fazer exercícios 

Não adianta ficar horas estudando sem cuidar do corpo de forma integral, fazendo exercícios aeróbicos ou musculação. Procure praticar corrida, nadar ou andar de bicicleta para eliminar o estresse oxidativo. Essas práticas regulam o sono e ajudam a queimar calorias rapidamente. 

Passar horas sentado 

Muitos têm estudado e trabalhado de casa, então é necessário redobrar a atenção quanto ao sedentarismo. Não passe horas na mesma posição, sentado na cadeira com a postura ruim. A médio prazo, você vai começar a sentir dores musculares e basta 5 minutos de pausa a cada uma hora para manter o alongamento em dia. 

Comer alimentos ultra processados

Nas prateleiras dos supermercados existem muitos produtos que parecem irresistíveis e práticos. Contudo, pense nos seus objetivos, de ter mais energia para cumprir seus compromissos e aproveitar momentos de lazer. Considere estudar suas necessidades nutricionais e buscar orientação de um profissional da nutrição caso a sua situação seja mais grave. 

Preferir ficar muito tempo sozinho 

O isolamento em excesso prejudica o desenvolvimento humano, dado que as necessidades sociais deixam de ser atendidas. O aprendizado depende da socialização e o sentimento de pertencimento é importante. Compartilhar com os demais suas habilidades, potencializa seus saberes, garantindo que o cérebro permaneça jovem. 

Ignorar a qualidade do sono 

Dormir tarde e acordar cedo é um dos piores hábitos e reflete no cansaço no decorrer do dia. A falta de concentração e dificuldade de focar em informações simples também são um reflexo de como a memória fica prejudicada. Tenha um cronograma no intuito de se planejar melhor e não fique com o celular pelo menos 30 minutos antes de pegar no sono.

Foto: fizkes/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário