INSS: veja o que esperar do novo valor da aposentadoria em 2023

O valor da aposentadoria do INSS depende da definição do salário mínimo para o ano que vem. O anúncio oficial chega somente em janeiro.



A aposentadoria paga pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terá um novo valor a partir de 2023. O motivo é que todos os repasses dependem da definição do novo salário mínimo, que é considerado o piso dos benefícios. Em 2023, a previsão é que seja de R$ 1.320.

Leia mais: Como vai ficar a aposentadoria para MEIs em 2023? Vai mudar?

Com base no valor do salário mínimo aprovado pelo Congresso, o teto ficará em R$ 7.498,98 a depender da inflação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). Para tanto deve ficar em 5,81% com base na projeção do Ministério da Economia. Mas pode haver algum reajuste acima da inflação.

Valor da aposentadoria do INSS em 2023

O valor será divulgado apenas no mês de janeiro. Os depósitos dos pagamentos do INSS serão feitos a partir do dia 25 de janeiro e seguem até 7 de fevereiro para quem recebe até um salário mínimo. O calendário é diferente para os beneficiários que contam com quantias mais altas.

O primeiro pagamento de 2023 já será no valor reajustado da aposentadoria do INSS seguindo o salário mínimo que entrará em vigor nos primeiros dias do ano.

Quem recebe mais de um salário mínimo como aposentadoria terá os novos valores a partir do pagamento que começa em 1 de fevereiro. Todos os anos o salário mínimo é reajustado com base no INPC. Para que tenha ganho real é preciso que o valor do novo salário fique acima da inflação.

Todas as informações sobre o calendário de pagamentos do INSS podem ser acessados no aplicativo Meu INSS ou também por meio do site do Instituto. Para conferir todos os detalhes, os beneficiários devem indicar o login com senha e então clicar na aba de calendário de pagamento.

Quem já recebe a aposentadoria do INSS deve acompanhar a definição do salário mínimo para saber o real valor do benefício pago pelo Instituto em 2023, com o calendário dependente da divulgação oficial do novo mínimo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário