Quem tem carro ou moto já sabe: todo começo de ano é hora de se preocupar com o IPVA. E a notícia para 2023 não é das mais animadoras: o imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores deve ficar 10% mais caro em todo o país.
Leia mais: IPVA 2023: confira as datas de pagamento nos estados onde o calendário já foi liberado
Tal estimativa de aumento médio foi calculada pela Zapay, uma startup de tecnologia e pagamentos de despesas com veículos. Esse reajuste ocorre devido ao aumento dos preços dos veículos novos e usados. Neste ano, por exemplo, o reajuste médio do IPVA em São Paulo foi de 22,54%.
Variações
De um estado para outro pode haver variações na alíquota cobrada do imposto, o que altera o valor final. Em outras palavras, por exemplo, no Pará o IPVA equivale a 2,5% do valor venal do veículo, já em São Paulo, a alíquota é de 4%.
Em suma, outro fator que interfere neste cálculo é que cada Detran define também as datas e prazos de pagamento. É o orgão que também define os descontos para quem quitar o imposto à vista.
Cálculo do IPVA 2023
Para se ter uma base do valor do imposto, basta pegar o valor venal do veículo na tabela Fipe de setembro de 2022 e multiplicar pelo valor da alíquota de seu estado. No caso de carro zero, é só substituir o valor venal pelo valor da nota fiscal.
Fórmula: (Valor do carro em setembro de 2022 x alíquota estadual = IPVA 2023).
Por fim, vale lembrar que veículos movidos somente a gás e energia elétrica pagam menos imposto, 3%.