O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vai ficar mais caro no estado de São Paulo. O anúncio foi feito pelo governo e indica uma média de 10,77% de reajuste. Apesar disso, o aumento foi menor do que no último ano, quando os donos de carros pagaram um valor 22,54% mais caro.
Leia mais: Vitória para ESTES motoristas! Isenção do IPVA 2023 é aprovada
Ainda segundo o governo de São Paulo, tem novidade na forma de parcelamento do imposto. Ela mudou e agora é possível parcelar entre 3 e 5 parcelas iguais e consecutivas, dependendo do valor do imposto. É uma opção para quem quer pagar o montante em partes.
IPVA em São Paulo: realidade que se estende pelo Brasil
Quem quiser quitar o IPVA por completo, em janeiro, vai garantir um desconto de 3%. Segundo dados do governo de São Paulo, são mais de 27 milhões de veículos registrados, sendo que 17,9 milhões donos de veículos devem fazer o pagamento do imposto e outros 8,5 milhões estão isentos.
Em São Paulo, a isenção no pagamento do IPVA é garantida para os carros com mais de 20 anos de fabricação. Também ficam isentos do pagamento as pessoas com deficiência, assim como o caso dos veículos usados por igrejas e entidades sem fins lucrativos. Inclui também os taxistas e veículos oficiais, além de ônibus e micro-ônibus.
De acordo com o governo, a expectativa é arrecadar mais de R$ 23 bilhões com o IPVA em 2023. Outro detalhe é que as alíquotas variam. É de 4% para os carros de passeio, 2% para motocicletas e similares – incluindo também caminhonete cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado.
Os proprietários de veículos podem fazer o pagamento do IPVA na rede bancária credenciada, pela internet ou também por meio dos terminais de autoatendimento e outros canais oficiais das instituições bancárias.
Há ainda a opção de pagar o IPVA em São Paulo nas casas lotéricas e com o cartão de crédito também nas empresas credenciadas à Secretaria da Fazenda de São Paulo.
Foto: Joa Souza/Shutterstock