Com a virada do ano, o pagamento de impostos se aproxima, aumentando então os gastos dos brasileiros já nos primeiros meses do novo ano. Entre as cobranças, temos o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), que é cobrado anualmente dos proprietários. A boa notícia é que algumas profissões estão isentas!
Leia mais: IPVA 2023: quem são os brasileiros que vão receber até 20% de desconto?
Os donos de carros, ônibus e caminhões devem pagar o imposto em questão, que varia entre 1% a 6%. Isso muda de acordo com o estado, contudo algumas profissões podem conseguir a isenção total dos valores. Sabe quais são?
Quais profissões isentam o IPVA?
O objetivo do imposto é de arrecadar dinheiro para fins tributários, sem uma finalidade específica. O tributo pode ser pago pelos motoristas de modo parcelado ou à vista, no entanto algumas condições podem gerar a liberação do repasse referente à cobrança. São elas: doença ou lesão, ano de fabricação do carro e profissão.
Os motoristas que usam os seus veículos como algo essencial para a execução do seu trabalho têm a isenção total do valor. Com isso, taxistas, mototaxistas e outros conseguem ficar livres do pagamento do tributo logo no início do ano.
Veja quais serão as profissões que serão agraciadas com a isenção do IPVA em 2023:
- Taxistas;
- Mototaxistas;
- Donos de máquinas agrícolas;
- Veículos destinados exclusivamente ao transporte de pessoas de caráter diplomático.
- Proprietários de maquinários da construção civil;
- Proprietários de ônibus ou vans utilizadas exclusivamente para transporte escolar.
Consequências por não pagar o IPVA
Caso a sua atividade não esteja na lista de isentos, saiba que o não pagamento do imposto pode gerar diversas consequências. As punições estão relacionadas à habilitação do condutor, que é responsável por validar os documentos do automóvel.
Vale ressaltar que, caso o pagamento do IPVA esteja atrasado, o nome do proprietário do carro pode ser colocado na lista de inadimplentes dos órgãos de proteção ao crédito, como a Serasa e o SPC. Dessa forma, o CPF no cidadão ficará negativado para todas as instituições, o que dificultará a sua vida financeira.