scorecardresearch ghost pixel



IPVA 2023: quem são os brasileiros que vão receber até 20% de desconto?

Para aproveitar a redução no preço com desconto de 20% no IPVA, segundo o governo do estado, o pagamento tem que ser antecipado pelos donos de veículos.



Os donos de veículos no estado da Bahia podem conseguir um desconto de até 20% no valor do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Para aproveitar a redução no preço, segundo o governo do estado, o pagamento tem que ser antecipado.

Leia mais: Vitória para ESTES motoristas! Isenção do IPVA 2023 é aprovada

A garantia do desconto é para quem quitar o imposto até o dia 10 de fevereiro de 2023. Depois desse prazo, a redução cai para 10% para quem decidir pagar o IPVA em parcela única. Há ainda a opção de parcelar o valor total, mas nestes casos os donos de carros perdem o abatimento.

Desconto de 20% no IPVA na Bahia

As condições de pagamento foram definidas pela Secretaria da Fazenda do estado da Bahia e publicadas por meio de uma portaria no Diário Oficial. Para quem decidir parcelar o IPVA, será possível dividir o valor em até cinco vezes a partir de março de 2023.

Os donos de veículos podem preparar o bolso e esperar o aumento no imposto. Apesar disso, a Secretaria da Fazenda da Bahia ainda não divulgou os novos valores. Fato é que o aumento é uma realidade em todo o Brasil.

O cálculo do IPVA considera a tabela Fipe e o preço dos carros usados subiu em consequência da pandemia da Covid-19. Por essa razão, o imposto segue a mesma linha de reajuste.

Durante os períodos mais críticos da pandemia, muitas montadoras do Brasil e do mundo fecharam e faltou peça para a montagem de novos veículos. Todos esses fatores fizeram o preço dos veículos usados subir bastante. É uma das justificas para o aumento no IPVA.

Isenção do IPVA 2023: quem pode?

É bom lembrar também que os donos de carros antigos ou pessoas com doença grave podem conseguir a isenção do IPVA. Cada caso deve ser analisado junto ao Detran do estado onde o veículo está registrado.

Por exemplo, a isenção por ano de fabricação vale para veículos com mais de 10 anos nos estados de Amapá e Rio Grande do Norte. Em outras partes do país, os veículos com 15 anos de fabricação são isentos. É o caso de Amazonas, Espírito Santo, Paraíba, Tocantins, Distrito Federal e outros.

Em alguns casos, a isenção é para os veículos com 30 anos de fabricação, a exemplo da isenção em Pernambuco e Santa Catarina. No caso de doenças graves, a isenção do imposto é garantida para quem tem autismo, câncer, deficiência mental, paralisia cerebral e tantas outras enfermidades.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário