O governo federal tem um programa que concede ótimos benefícios para jovens com idade de até 29 anos. Os inscritos podem pagar apenas 50% do valor do ingresso de eventos culturais e até conseguir a isenção do valor de passagens de transporte coletivo interestadual.
Leia mais: PT fará ‘pente-fino’ em cadastros de beneficiários do Bolsa Família
Chamada ID Jovem, a iniciativa tem como público-alvo cidadãos de baixa renda inscritos no Cadastro Único (CadÚnico). Saiba como se inscrever para aproveitar as vantagens.
Benefícios da ID Jovem
Cerca de 3,2 milhões de carteiras da Identidade Jovem já foram emitidas no país, sendo que a média mensal de atividade com elas chega a 430 mil. Para ter acesso ao documento, o jovem precisa ter idade entre 15 e 29 anos.
Seus principais benefícios são o acesso a ingressos meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, além de passagens gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual.
Não é preciso ser estudante para solicitar a ID Jovem, apenas cumprir os critérios estabelecidos. São eles:
- Ter entre 15 e 29 anos;
- Estar inscrito no Cadastro Único do governo federal;
- Estar com o Cadastro atualizado há pelo menos 24 meses;
- Ter renda familiar de até dois salários mínimos;
- Saber o NIS (Número de Identificação Social).
Como solicitar da ID Jovem
O primeiro passo é se inscrever no CadÚnico, procedimento disponível em qualquer Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou posto do Cadastro Único nos municípios. Depois de receber seu NIS, é hora de emitir o documento no site do programa.
Basta preencher informações como número do NIS, nome completo, nome da mãe e data de nascimento para emitir a carteirinha. Ela tem validade de 180 dias, mas pode ser solicitada novamente após o vencimento, desde que o jovem ainda cumpra os requisitos estabelecidos.