Os dentistas geralmente recomendam as lentes de contato para tratar problemas de dentes. Elas são feitas de um material resistente, mais grosso que o usado na bandagem tradicional e são postas sobre os dentes, buscando encontrar o tamanho, forma e cor perfeita, na tentativa de corresponder às expectativas do paciente. Uma vez que o material é colocado, ele é curado à luz ultravioleta.
Veja também: Ela só queria colocar lentes nos dentes! Resultado viralizou nas redes
Cuidado com as cáries
A colocação de lentes nos dentes aumenta o risco de cárie dentária devido à pressão na arcada dentária. Além disso, qualquer imperfeição existente antes do tratamento pode se tornar mais visível. Por exemplo, alguns pacientes ficam com o esmalte desgastados, comprometendo a estrutura óssea de forma irreversível, dado que a prótese é feita para não ser retirada tão facilmente.
Considere todas as variáveis
É importante considerar o risco da saúde associado às lentes nos dentes. O melhor é sempre conversar com o seu dentista antes de tomar qualquer decisão precipitada. Infelizmente, parte daqueles que assumem o risco não compreendem a gravidade de um serviço mal feito, capaz de gerar consequências ruins, como a queda dos dentes e gengivite aguda.
Veja quais são os riscos da lente dentária
- Infecções das gengivas: se a lente dental for mal ajustada, pode aumentar a probabilidade de desenvolver infecções, incluindo periodontite.
- Altas taxas de rejeição: uma lente dentária mal ajustada pode ser rejeitada pelo organismo, causando dor, inchaço e outras complicações.
- Acúmulo de placa: as lentes podem ser aninhadas em bolsas e cavidades da boca, o que pode dificultar a higiene bucal adequada, levando ao acúmulo de placa bacteriana.
- Lesões na boca: uma lente dentária pode machucar a boca e as gengivas enquanto dorme, resultando em feridas, dores e sensibilidade.
- Danos nos dentes: a lente dentária pode criar uma pressão excessiva sobre os dentes, eventualmente resultando em odontalgia, também conhecida como cárie dentária.