scorecardresearch ghost pixel



Olheiras e cansaço? Cuidado! Seu corpo pode estar ‘inflamado’

Veja como reverter alguns quadros de inflamação crônica encontrados no metabolismo através de boa alimentação e hábitos mais saudáveis.



Inflamação é um problema bem genérico, porém muito comum, que é encontrado em muitos exames clínicos. Isso foi o que apontou um relatório da universidade de Harvard, publicado na Harvard Health Publishing.

Veja também: Seu pâncreas em risco: fuja destes 5 alimentos que podem causar câncer

Embora o termo inflamação seja, geralmente, utilizado para descrever quadros de infecções (virais ou bacterianas), ele não se limita a isso. Razões metabólicas e alimentares podem desencadear reações inflamatórias no corpo.

O pior é que o estudo ainda relaciona a inflamação metabólica com maior incidência de casos de câncer e diabetes tipo 2. O estilo de vida é uma das principais causas que se encontram na raiz do problema.

Inflamação pode ser sintoma de vida desregrada

Alguns sintomas que indicam a presença de inflamação no organismo são: baixa energia, alterações de urina, intestino constipado, olheiras e pele com muitas acnes.

É comum que com o passar do tempo uma pessoa sinta mais dores inexplicáveis, cansaço, fadiga e até um certo peso a mais no corpo. Tudo isso pode ser resultado de vários processos inflamatórios que atingem o organismo e degeneram as células. Essa degeneração é uma das principais responsáveis pelo envelhecimento interno e externo do organismo.

O pior de tudo é que chega um estágio em que a inflamação se torna crônica e o corpo passa a combatê-la de modo automático. Isso causa inchaço e aumenta a temperatura corporal, desgastando e sobrecarregando os órgãos.

“Você pode notar que sua pele envelhece mais rápido quando você está constantemente inflamado, pois a inflamação pode quebrar o colágeno e a elastina, que são responsáveis ​​por manter sua pele com aparência jovem e flexível”, disse o médico Rene Armenta, cirurgião da Renew Bariatrics, segundo o portal Eat This, Not That.

Alimentação para reduzir os processos inflamatórios

Confira uma lista de bons hábitos alimentares que podem reduzir o processo inflamatório do corpo:

1 – Comer vegetais frescos

É importante comer alimentos frescos e em bom estado para a ingestão. Folhas verdes escuras, frutas cítricas e vários outros nutrientes do gênero podem fornecer vitaminas e minerais essenciais para combater a degeneração celular.

2 – Evitar o consumo de AGEs

Os Produtos Finais de Glicação Avançada (AGEs) são produzidos em altas temperaturas, as quais podem ser observadas em frituras, por exemplo. Eles acumulam substâncias nocivas que podem durar anos no organismo.

3 – Diminuir o número de processados

É fundamental para a boa saúde evitar o consumo de comida processada, como embutidos e alimentos ultra industrializados. Eles são ricos em gorduras e produtos que fazem mal à saúde, aumentando o processo de inflamação.

“Quando os alimentos processados ​​alteram as bactérias que vivem em nosso intestino, isso desencadeia uma resposta imune alterada que leva à inflamação crônica”, diz Kathryn Piper, RDN, LD , do The Age-Defying Dietitian. “Diabetes, doenças cardíacas e demência têm sido associados à inflamação crônica”.

4 – Maneirar o consumo de bebida alcoólica

“Se você bebe, limite seu consumo ao recomendado menos de 1 bebida alcoólica por dia para mulheres e menos de 2 bebidas por dia para homens”, disse Piper. O consumo de álcool desmedido pode aumentar os processos inflamatórios.




Voltar ao topo

Deixe um comentário