scorecardresearch ghost pixel



Mito ou verdade: gatos laranjas são mais dóceis em relação aos outros?

Os felinos costumam ser apaixonantes pela fofura, mas as pessoas costumam criar teorias considerando suas características físicas e comportamentais.



Os gatos laranjas são conhecidos por serem animais de companhia muito tranquilos e carinhosos. Eles são muito amigáveis e têm um temperamento calmo e digno de confiança. Dessa forma, tornou-se um costume atribuir mais docilidade a essa variação do que em outras raças de gato. Quem tem vários animais de estimação observa a facilidade de adestramento e logo associam ao pelo alaranjado. 

Veja também: Clonagem de pets tem se tornado cada vez mais comum

Os primeiros estudos sobre gatos 

No início da década de 80, a bióloga Dominique Pontier realizou um estudo com 30 populações de gatos encontradas na França. A observação durou 10 anos, dado que o acompanhamento dos grupos precisava ser linear. Pela primeira vez, um estudo rigoroso gerou algumas respostas, que até hoje ajudam a compreender se os gatos laranjas são realmente mais amigáveis. 

Confira os principais resultados da pesquisa

Vivendo em ambientes tranquilos 

A maioria dos gatos alaranjados foi criada em ambientes rurais, onde os estímulos são reduzidos, amenizando o estresse. Ao contrário de raças que cresceram predominantemente no espaço urbano, em meio aos ruídos e incômodos. Esse reflexo do cotidiano tornou o felino menos reativo e disposto a lidar com os cuidados sem grandes desconfortos e medo da proximidade física. 

Os gatos laranjas estão seguros 

Por algum motivo, que ainda não se sabe exatamente devido a grande quantidade de fatores e ausência de outros dados, estes felinos vivem em lugares seguros. Parece que instintivamente eles preferem fugir da competição e dos perigos, independente do cenário. Hábitos como caçar, ficar brigando com os companheiros ou insistir no acasalamento talvez não seja seu forte. 

A questão do dimorfismo sexual

Enquanto as fêmeas laranjas parecem não chamar tanta atenção, os gatos machos são escolhidos frequentemente por outras raças. Portanto, esse tipo de pelagem acabou se tornando menos comum, já que não há cruzamentos por semelhança. O gene responsável pelo fenótipo pode explicar o porquê dessa variação ser dócil, ao manter um estilo de vida menos acelerado, voltado à domesticação. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário