Motoristas terão que renovar a CNH a cada 3 anos: você está na lista?

Estes grupos devem renovar a CNH a cada três anos. É o limite máximo permitido por lei! Veja quem precisa ter ainda mais atenção com o prazo.



A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é obrigatória para todos os condutores de veículos brasileiros. A regra muda um pouco quando falamos sobre alguns casos nos quais a validade do documento dura, no máximo, três anos. Veja quem faz parte desta categoria e saiba como garantir a renovação da CNH.

Leia mais: Atualização da CNH para o novo modelo é obrigatória em certos casos

A nova CNH chegou ao Brasil há algum tempo. Os muitos motoristas que fizeram a renovação do documento ou emitiram a carteira pela primeira vez já estão com a versão mais atual em mãos. Uma das novidades criadas pela Lei Federal de 2020, com o novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem relação com a validade do documento.

Validade da CNH por 3 anos

Desde que a lei entrou em vigor, o prazo de validade da habilitação varia de acordo com a idade do condutor.

Nesses casos, é preciso levar em conta que aqueles com mais de 70 anos precisam renovar a autorização para dirigir a cada três anos. A regra vale também para os motoristas profissionais. É uma forma de acompanhar mais de perto aqueles que fazem o transporte de pessoas e cargas, assim como daqueles mais idosos que seguem dirigindo.

Os demais motoristas com idade de até 49 anos só precisam renovar a carteira a cada dez anos. Já para quem tem entre 50 e 69 anos de idade, a renovação é a cada cinco. Para dar entrada no processo de renovação, é preciso que o condutor procure o Detran do estado em que mora. Vale conferir se há a oferta do serviço online.

É sempre importante ter total atenção com a validade da CNH, principalmente por aqueles que devem atualizá-la a cada três anos. Isso porque quem dirige com o documento vencido por mais de 30 dias comete uma infração de trânsito e pode ser penalizado por isso, então tenha muito cautela para não circular de forma irregular.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário