scorecardresearch ghost pixel



Nome sujo pode gerar graves consequências ao cidadão: aprenda a evitar

Quem está com o nome sujo pode enfrentar graves consequências. A principal delas é a dificuldade em conseguir crédito no mercado.



Mais de 68 milhões de brasileiros estão inadimplentes. A grande maioria tem entre 31 e 40 anos. De acordo com a Serasa, em setembro o número de negativados apresentou a nona alta seguida. Ficar com o nome sujo é uma situação que envolve muito constrangimento e, para piorar, pode gerar graves consequências.

Leia mais: Brasileiros ganham desconto para renegociar dívidas com bancos e a Receita até quarta, 30

É que a pessoa que está negativada encontra mais barreiras e portas fechadas no comércio. Principalmente ao tentar crédito ou empréstimo. Isso acontece porque o CPF do cidadão devedor fica em situação irregular. A informação indica que o nome está inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Graves consequências do nome sujo

A dica dos especialistas é que as pessoas busquem sempre sair da situação de inadimplência, o quanto antes. Isso só acontece depois de quitar a dívida.

Para evitar o nome sujo, o ideal é tentar negociar os débitos com a empresa antes de ter o CPF negativado na praça. Quando o cidadão fica inadimplente ele encontra diversas limitações financeiras ao pedir financiamento ou qualquer tipo de crédito.

O motivo é que as instituições usam como prática a análise do histórico do cliente para conferir a vida financeira. quem está negativado enfrenta várias outras consequências, incluindo a preocupação com os juros das dívidas, que podem prejudicar ainda mais o orçamento das famílias.

A orientação é também aproveitar os feirões de negociação de dívidas, como o que é realizado pela Serasa. Em alguns casos o desconto é de quase 100%. Grandes empresas participam da iniciativa, entre elas estão: Claro, Bradesco, Itaú, Riachuelo, Banco do Brasil, Magazine Luiza, Santander, C6 Bank e tantas outras.

Para conferir a lista completa é só acessar o site da Serasa e ver todas as empresas que participam da iniciativa. Vale também aproveitar o serviço gratuito de consulta do CPF para conferir a situação do cidadão e checar se existe alguma pendência que possa deixar o nome sujo no mercado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário