scorecardresearch ghost pixel



Nunca faça isso! Erros ‘fatais’ que separam você da chance de ganhar dinheiro

Estar ciente das fragilidades quando o assunto é mercado financeiro pode ajudá-lo a ser um investidor melhor e adquirir mais dinheiro ou a perder menos.



Tomar as melhores decisões na hora de investir é sempre um desafio. Isso porque você está programado para responder os estímulos de uma certa maneira. São eles que, quando estamos falando de investimentos, podem trabalhar contra você. Saiba quais hábitos ruins para a saúde do seu dinheiro devem ser largados de vez.

Leia mais: Aprenda a viver de renda e ganhar até R$ 4.000 com investimentos

Segundo o psicólogo Daniel Crosby, autor do livro “O Investidor Comportamental”, a inteligência pode ser um isolamento contra as más decisões financeiras. Por outro lado, também pode ser uma bandeira vermelha na hora de ir em frente. Estar consciente das fragilidades diante do mercado pode torná-lo um investidor melhor.

Quatro perfis

Com base em décadas de pesquisa comportamental, o psicólogo aponta que as pessoas são vítimas de quatro perfis bem delimitados. Permanecer atento a eles pode evitar situações ou te dar a chance de tirar vantagens de cenários financeiros.

Ego – Segundo o autor, o ego pode proteger o ser humano de várias maneiras por criar um senso de confiança em nossas habilidades e julgamentos.

Para ele, os que se tornam muito seguros de si tem mais chances de encontrar o sucesso profissional, porém quando se trata de investir, muita autoconfiança pode resultar em perda de dinheiro. Isso porque a maioria das pessoas prefere encontrar informações que confirmem aquilo que elas já acreditam, não o que desafia as crenças.

Conservador – É claro que investir envolve riscos, mas se apegar ao ditado “invista no que você conhece” pode, na verdade, potencializar os riscos. Para demonstrar tal situação, Crosby fala de alguém que trabalha na indústria de tecnologia e foca principalmente em ações do setor.

Na prática, as perspectivas financeiras desta pessoa dependerão desproporcionalmente da saúde do setor de tecnologia no qual investe seu tempo, dinheiro, trabalho e expertise. Em síntese, se tal área sofrer um golpe, ele sairá prejudicado financeiramente.

Atenção – Prestar atenção de forma desproporcional às más notícias ou aos eventos dramáticos e de baixa probabilidade (como ataques de tubarão ou atentados terroristas) pode distorcer as percepções de risco. Essa sobrecarga de informações pode resultar em decisões equivocadas.

Preconceito emocional – Contar com a intuição pode ser uma forma de se proteger de situações difíceis. Por outro lado, esse mesmo sentimento pode nos fazer agir de maneira precipitada. Esse fator, ligado ao mercado financeiro, pode distorcer os riscos que você corre em um determinado investimento. É preciso estar atento!

Estratégias

Para superar esses desafios, Crosby propõe algumas estratégias. Conheça algumas:

Sintonize o ruído – Não verifique as suas contas de investimento diariamente e não deixe que eventos negativos conduzam de maneira desproporcional as suas próximas decisões neste contexto;

Tenha humildade – Não é possível prever o futuro nem ter informações certeiras quando o assunto é investir;

Diversifique suas participações – Invista tanto em ações domésticas quanto no mercado mundial;

Perceba que nenhum investimento é perfeito –  Tenha clareza de que por mais que uma tentativa possa parecer boa – e de fato seja –, haverá momentos melhores e piores no mundo financeiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário