scorecardresearch ghost pixel



O que esperar do mercado financeiro com Lula na Presidência?

Confira o que dizem especialistas financeiros com a chegada do novo presidente eleito e quais as recomendações para os investidores.



Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o novo presidente da República nas últimas eleições 2022. Este será o terceiro mandato do petista, que ocupou o posto de chefe do Executivo entre 2003 e 2011. Ele recebeu 50,9% dos votos válidos, contra 49,1% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL).

Leia mais: Auxílio Brasil de R$ 600 e reajuste real ao mínimo são os focos da equipe de Lula

O pleito referente ao segundo turno, realizado em outubro, teve o processo tumultuado. Vídeos que circulavam nas redes sociais mostravam ações de fiscalização da Polícia Rodoviária Federal (PRF) em estradas federais do Nordeste, região onde o candidato petista liderava.

O ocorrido gerou revolta na internet, o que chamou a atenção do ministro Alexandre de Moraes, que pediu ao diretor-geral do órgão que explicasse a decisão de realizar a operação durante o dia escolhido para o segundo turno.

Vitória de Lula: o que esperar do mercado financeiro?

A troca de governo sempre gera incertezas para o mercado financeiro, que sofreu alterações na Bolsa dias após a vitória de Lula nas urnas. A oscilação ocorreu mesmo sem Lula ter apresentado os nomes que vão compor os ministérios, nem mesmo um dos mais importantes, que é o da Economia.

Essa mudança repentina se dá com base nas propostas feitas pelo novo presidente eleito, que consistem em mudar o teto de gastos e aumentar as intervenções nas estatais. Essas são as pautas que preocupam os investidores.

De acordo com o analista de ações da Levante Ideias de Investimento, Flávio Conde, ações de empresas como a Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobras são as que devem sofrer mais pressão de mercado no futuro. No caso da petroleira, já houve uma desvalorização de mais de 5% no pregão feito logo após a vitória do petista.

Acilio Marinello, coordenador do MBA em Digital Banking da Trevisan Escola de Negócios, também explica que essa pressão sobre o Ibovespa deve permanecer até que o novo presidente eleito anuncie os nomes aos ministérios. Portanto, segundo ele, o momento é de cautela, devendo os investidores priorizarem seu dinheiro em produtos de renda fixa.

Quais ações podem valorizar com Lula no poder?

Apesar do momento de ponderação, papéis de outros setores podem ser destaque nos pregões pós-resultado das eleições. Ações em empresas de educação, por exemplo, devem se destacar na Bolsa por conta da expectativa de ampliação do programa de financiamento estudantil, o FIES.

Segundo Marinello, esta pode ser uma “grande oportunidade, mesmo para quem é um pouco conservador, de aproveitar um movimento muito previsível na Bolsa”.

Além do setor, ações de empresas ligadas à construção para pessoas de baixa renda, como por exemplo, a Cury Construtora e Direcional Engenharia e a Plano&Plano, devem aumentar durante o terceiro mandato de Lula, que prometeu melhorias e mais verba para os programas nacionais de habitação.

Foto: Wagner Vilas/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário