scorecardresearch ghost pixel



Onde investir o seu dinheiro em 2023? Veja opções mais rentáveis

Entenda quais fatores devem ser considerados na hora de escolher os seus investimentos no próximo ano.



Investir melhor para ganhar mais dinheiro. Com o final do ano, muitas pessoas ficam de olho nas mudanças do mercado financeiro para tomar decisões melhores na hora de escolher um investimento. Especialistas apontam quais são os fatores a se considerar para essa tomada de decisão.

Leia mais: Selic a 13,75%: veja o que fazer com seus investimentos

Uma das indicações é observar os juros altos. Isso porque, os juros básicos da economia (Selic) subiram por um ano e meio e agora devem oferecer uma remuneração boa e de baixo risco. Em outras palavras, isso favorece investimentos tanto em títulos pós como prefixados.

Isso porque investimentos em papéis pós-fixados, como Tesouro Selic, títulos de liquides imediata de grandes bancos, são indicados para proteger o dinheiro em tempos de instabilidade. Já os prefixados podem dar lucro antes do vencimento, variando conforme as expectativas do mercado sobre a trajetória de juros.

Reduzindo riscos

No caso do investimento em títulos prefixados a remuneração prometida é assegurada em seu vencimento. Por isso, é importante não vender tais títulos antes da hora. Outro conselho é ficar atento com prazos acima de cinco anos, porque eles representam mais riscos. Prefira títulos indexados à inflação, com prazos entre três e cinco anos, pois eles têm pagamentos de juros semestrais atrativos.

Turbulências e oportunidades

As incertezas no cenário político e econômico do próximo governo faz com que a Bolsa de Valores seja difícil para investidores mais conservadores. No entanto, há boas oportunidades principalmente quando pensadas a longo prazo. Isso porque os preços das ações estão abaixo do valor dos últimos cinco anos, configurando uma boa hora para compra.

Investimento no exterior

Neste momento, investir no exterior pode ser uma opção arriscada. Nos Estados Unidos e na Europa, por exemplo, os juros continuam subindo para derrubar a inflação. No entanto, isso aumenta a chance de recessão já que a iniciativa tende a derrubar o consumo e a economia.

A sugestão é que, caso você já tenha investimentos no exterior, não aumente o dinheiro aplicado por lá, por enquanto. Agora, se esse não for o seu caso, talvez valha buscar alguma diversificação, mas de maneira moderada. Neste caso, prefira o mercado americano devido à alta liquidez e evite a curto prazo a Europa e a China.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário