Os perigos de cozinhar na airfryer e no micro-ondas que você DEVE saber

Determinados aparelhos acabaram ganhando muita importância na cozinha dos brasileiros, mas é preciso saber como estes dispositivos funcionam. Tenha atenção!



O uso de eletrodomésticos como o micro-ondas e o airfryer tem se tornado cada vez mais comum na vida das pessoas. Estes dois aparelhos oferecem diversas vantagens e impulsionam o processo de cozinhar, pois possibilitam o preparo de alimentos em um curto espaço de tempo. Porém, nem todos estão cientes das medidas de segurança e resultados esperados a longo prazo. 

Veja também: Limpe sua airfryer do jeito certo; o melhor: não precisa desmontar!

Medidas de segurança para eletrodomésticos 

Em geral, é importante lembrar que seguir as recomendações do fabricante e tomar consciência sobre os riscos à saúde que os equipamentos de aquecimento de alimentos podem trazer reduz alguns danos. É necessário estar atento a questões como o tipo de recipiente adequado para o aparelho, a quantidade correta de aquecimento e a temperatura ideal de cada alimento. Com todas essas medidas é possível usar micro-ondas e airfryers em segurança.

Airfryer e forno micro-ondas: qual o principal risco?

Ao preparar os alimentos rapidamente, o forno micro-ondas e a airfryer podem superaquecer a superfície de proteínas, deixando de cozinhar a área interna de carnes de diversas origens. Infelizmente, isso eleva o risco de contaminações, e o pior, às vezes essa diferença de textura e temperatura passa despercebida, fazendo com que a pessoa consuma uma comida imprópria. 

Não consuma alimentos crus

Às vezes determinados preparos acabam ficando crus devido a forma de manipulação, mas isso pode ser perigoso. Uma vez que os alimentos crus não foram expostos a temperaturas elevadas, possíveis agentes patogênicos não foram destruídos. Quer sejam vegetais, carnes ou peixes, todos eles correm as custas da contaminação por bactérias como a Salmonella, Listeria e E. coli. 

Sua segurança supera qualquer praticidade

Conforme mencionado no primeiro parágrafo, antes de usar a airfryer, verifique se o forno convencional do fogão não é mais seguro. Ainda que demore um pouco a mais, sua saúde é muito mais importante e as panelas elétricas e fornos portáteis devem continuar te ajudando, desde que seja a partir das orientações dos próprios fabricantes, disponibilizadas nos manuais de instrução ou site. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário