Sentir um sabor ruim na língua, principalmente ao acordar, não é normal e pode ter a ver com inúmeras enfermidades. Ao conhecer as queixas mais comuns, você deve procurar orientação de um profissional, buscando amenizar esse incômodo. Embora possa estar ligado à falta de higiene, existem outros quadros que precisam ser investigados, considerando fatores diferentes.
Veja também: Gosto ruim na boca: entenda qual pode ser a causa do sintoma
O que o mau hálito pode representar?
Primeiramente, é preciso entender que a halitose, conhecida como mau hálito, causa constrangimento. Contudo, as pessoas passaram a notar mais se estão enfrentando algo parecido por conta do uso de máscara em função da pandemia da Covid-19. Na hora da escovação com pasta de dente e o uso do fio dental esses sinais são facilmente identificados.
Problemas periodontais
A gengivite ou periodontite são causadas pela falta de higiene adequada, resultando no acúmulo de placas bacterianas. Em casos mais extremos, a gengiva pode chegar a um estado de putrefação, levando a perda da arcada dentária. O cheiro ruim é proveniente desses microorganismos que se alojam, mas podem ser facilmente tratados com limpeza e melhora nos hábitos.
Transtornos gastrointestinais
Da má digestão à esofagite, o suco gástrico pode voltar e provocar mau odor, devido aos compostos orgânicos indol, escatol e sulfurados. Nesse caso, os cheiros costumam ser mais fortes, com a sensação de que também estão saindo pelo nariz. O acompanhamento com um gastroenterologista e outras especialidades é fundamental para tratar a causa.
Outras doenças que refletem no mau hálito
O câncer, diabetes, insuficiência renal e problemas hepáticos também alteram o paladar e resultam na sensação estranha na língua. Por conta disso, todos aqueles que acreditam ser apenas passageiros, precisam urgentemente procurar por atendimento médico. O diagnóstico precoce dessas doenças aumenta as chances de cura e facilita a introdução de tratamentos. Não esqueça que manter uma rotina alimentar saudável reduz a incidência desses sintomas indesejáveis.