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Por que o McDonald’s parou de vender sorvete? Descubra agora!

Rede de fast food troca sorvetes por outro produto para driblar os impostos, mas consumidores não percebem.



Quem é fanático pela tradicional casquinha do McDonald’s pode não ter percebido, mas deixou de consumir sorvete. A maior rede de fast food do mundo recentemente substituiu o produto pelo que chama de “massa gelada”.

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Os ingredientes são bem semelhantes, e é por isso que a mudança não gerou burburinho entre os clientes. Mas afinal de contas, por que a substituição aconteceu?

Escolha da massa gelada

A empresa pretende gerar mais lucro ao “driblar” alguns impostos com a troca. Ou seja: a troca ocorreu simplesmente por questões fiscais.

O aumento dos impostos no país tornou o sorvete mais caro, levando a queda no lucro do McDonald’s e aumento no preço para o consumidor. Para pagar menos impostos, a companhia modificou a nomenclatura da sobremesa, mas não se sabe se também houve mudança nos ingredientes.

Hoje, os produtos da rede de fast food estão sujeitos aos seguintes impostos no Brasil:

  • ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias Livre): cobrado sobre qualquer produto comercializado, cada estado define sua alíquota (percentual de cobrança);
  • PIS (Programa de Integração Social): voltado apenas para questões trabalhistas, seus recursos vão para trabalhadores e empresas da iniciativa privada.
  • IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados): tributo federal que incide sobre industrializados, sejam eles nacionais ou importados.

A alteração anunciada pelo McDonald’s para reduzir a carga tributária é semelhante ao que ocorreu com o Sonho de Valsa, da Lacta, que deixou de ser vendido como bombom e agora é encontrado como wafer.




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