A virada do ano é cheia de superstições e rituais. Dependendo da região ou da cultura familiar, algumas pessoas não passam o Ano Novo sem repetir alguns costumes. Esses hábitos podem ser comer uvas, lentilha, romã, etc.
Veja também: Aprenda a fazer um doce econômico para levar no almoço de ano novo
Porém, além do consumo das frutas e grãos ligados à prosperidade, existem pessoas que não comem aves de jeito nenhum. Ou seja, o frango ou o peru não fazem parte da ceia de Ano Novo.
Por que alguns evitam comer aves no Réveillon
Esse costume é para que a vida ande para a frente no próximo ano. Ou seja, a crendice popular diz que as aves ciscam para trás. Isso quer dizer que, quando se come esse tipo de animal no Ano Novo, isso pode atrasar a vida.
Mas o que comer então na ceia da virada do ano? Quem evita as aves pode apostar em uma receita com porco, que fuça para frente. Além disso, o porco é um animal gorduroso, o que pode representar fartura nas finanças.
Outras opções são os cordeiros, peixes ou até uma ceia vegetariana. Afinal, para quem não é um grande fã das carnes de aves, vale fazer essa troca se for para garantir um ano com mais prosperidade.
Que tal inovar e fazer pratos vegetarianos?
Se você quer um 2023 de mais saúde e leveza, uma ceia vegetariana pode ser uma boa opção. Veja algumas ideias:
- Arroz com legumes: faça um prato principal com arroz cozido e misture legumes refogados, como brócolis, cenoura e cebola. Tempere com ervas frescas e um pouco de azeite.
- Quiche de legumes: prepare uma quiche com abobrinha, tomate e pimentão. Adicione queijo ralado para sabor adicional.
- Churrasco de legumes: abobrinha, berinjela e outros legumes podem ir à churrasqueira e render um churrasco delicioso e colorido.