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Como calibrar de forma correta os pneus para viajar

Pneus calibrados adequadamente previnem acidentes e ajudam a economizar combustível. Confira as dicas e aprenda como calibrar corretamente os pneus do carro.



Andar com os pneus descalibrados faz o motorista gastar mais combustível, além de danificar os pneus. Com o tempo, o prejuízo de pneus sempre descalibrados pode ser bem alto. Mas afinal de contas, qual é a calibragem certa para o meu carro? Se você ainda tem dúvidas de quanto colocar na hora de encher os pneus, chegou a hora de aprender.

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Primeiramente, vale destacar que cada tamanho, modelo, espessura e material tem suas especificações. Os pneus não mudam apenas de acordo com o aro das rodas dos carros e motos.

Cada fabricante possui diversos produtos que têm peculiaridades diferentes uns dos outros. Então sempre siga o que as instruções mandam. Porém, se você mantém os tamanhos padrões de cada carro, dá para saber exatamente o que fazer.

O que acontece se eu não calibrar os pneus?

Especialistas dizem que a calibragem deve ser ajustada semanalmente. Em outras palavras, é preciso levar o carro até o posto de combustíveis e encher cada um dos quatro pneus. Se você não tem esse hábito, saiba que pode estar correndo alguns riscos.

O pneu descalibrado afeta diretamente a segurança do carro. É mais fácil perder o controle, derrapar em asfalto molhado ou com detritos, além da durabilidade diminuir. Pois é, os pneus vão durar bem menos se você ficar rodando com eles fora da calibragem.

Qual é a calibragem certa para os pneus do meu carro?

Para saber exatamente qual é a calibragem ideal, cheque o Manual do Proprietário. Alguns veículos mais novos contam com a descrição na parte lateral interna da porta do motorista e do passageiro. Cada veículo e fabricante tem especificações diferentes.

O mais importante é ir ao posto todas as semanas manter o volume ideal. Lembre-se de calibrar o estepe do carro. Este pneu deve ser calibrado com 5 psi a mais do que os demais dispositivos. Uma dica importante é calibrar o pneu no começo do dia, sem ter rodado muito com eles. O ar quente prejudica a calibragem.




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