Salário mínimo 2023: aumento eleva a remuneração de todos os trabalhadores?

Piso nacional terá ganho real pela primeira vez em quatro anos. Governo federal já divulgou o novo valor, confira.



O governo federal já anunciou qual será o valor do salário mínimo em 2023, que pela primeira vez em cinco anos terá aumento real. O Orçamento oficial que garante o reajuste com ganho para os trabalhadores foi aprovado na última semana pelo Congresso.

Leia mais:  Quer saber se ainda falta muito para você se aposentar? Faça as contas aqui

A partir de janeiro, o piso nacional passa de R$ 1.212 para R$ 1.320. Essa correção será aplicada aos empregados que têm sua remuneração baseada no mínimo, mas não para todos os trabalhadores brasileiros.

O que acontece com os demais?

Para aqueles que ganham valores superiores, o reajuste não ocorre de maneira automática. Embora a revisão seja um direito de todo trabalhador formal (com carteira assinada), ela não necessariamente acompanha as mudanças no mínimo se o salário do empregado for maior.

O percentual de aumento, assim como a data em que ele será aplicado, variam de acordo com a categoria profissional. Ou seja: tudo depende do acordo feito pelo sindicato da sua profissão..

Benefícios do INSS

Já os segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que ganham um salário mínimo por mês, como aposentados e pensionistas, vão receber o aumento de forma automática a partir do próximo mês. Por lei, o piso previdenciário (menor valor possível de um benefício) deve corresponder ao piso nacional.

No caso dos beneficiários que recebem acima do mínimo, o reajuste é feito com base na inflação do ano anterior, medida pelo INPC. O índice será divulgado oficialmente no dia 10 de janeiro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário