scorecardresearch ghost pixel



Saques do FGTS terminam em dezembro; corra para não perder!

Há pouco mais de duas semanas para o encerramento do ano, milhões de pessoas ainda têm dinheiro a resgatar.



Há pouco mais de duas semanas para o encerramento de 2022, milhões de pessoas estão perdendo a oportunidade de garantir uma grana extra. Atualmente, duas rodadas de saque do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) estão ativas no país.

Leia mais: Novo salário mínimo impacta PIS, aposentadorias e atrasados do INSS

Quem possui dinheiro parado e tem a intenção de resgatar precisa correr, já que o prazo está chegando ao fim. Confira as possibilidades de saque do FGTS abertas até o fim de dezembro.

Saque-aniversário

A modalidade está disponível para trabalhadores que fizeram a mudança e agora podem retirar parte do saldo das contas todos os anos. De acordo com o calendário do saque-aniversário, o resgate deve ser feito entre o primeiro dia útil do mês de nascimento do cotista e o último dia útil do segundo mês subsequente.

Isso significa que quem nasceu em outubro e escolheu essa opção tem até o dia 30 de dezembro para sacar a grana. Já os nascidos em dezembro devem fazer essa adesão até essa mesma data para que possam resgatar o dinheiro ainda nesta rodada.

Ao optar pelo saque-aniversário, o cidadão perde o direito de sacar o valor integral do fundo em caso de demissão sem justa causa, mas fica autorizado a retirar um percentual das contas vinculadas todos os anos. A migração é feita no aplicativo FGTS ou nas agências da Caixa Econômica Federal.

Saque extraordinário do FGTS

Termina nesta quinta-feira, 15, o prazo para realizar o saque extraordinário do FGTS. A modalidade foi criada no início do ano e garante até R$ 1.000 por trabalhador com saldo disponível.

O dinheiro foi depositado de forma automática em contas criadas no aplicativo Caixa Tem, que oferece serviços como transferências, pagamentos, compras com cartão virtual, saques em espécie e muito mais. Após o fim do prazo, os recursos serão corrigidos e devolvidos às contas de origem.

Caso seja necessário solicitar a reemissão do crédito, é só acessar o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS) e clicar na opção “Saque Extraordinário”. A participação é totalmente facultativa e quem não quiser sacar agora não terá nenhum prejuízo no futuro.

Outras modalidades

Confira outras formas de ter acesso ao FTRS:

  1. Demissão sem justa causa;
  2. Aposentadoria;
  3. Término do contrato por prazo determinado;
  4. idade igual ou superior a 70 anos;
  5. Doença grave do trabalhador ou dependente;
  6. Rescisão por falência, falecimento do empregador individual, empregador doméstico ou nulidade do contrato;
  7. Rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior;
  8. Necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural;
  9. Entre outras.




Voltar ao topo

Deixe um comentário