Não vai ter briga na ceia de Natal deste ano: ninguém vai comer uva-passa. Apesar da brincadeira, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apreendeu 49 toneladas do produto contaminadas por uma substância tóxica e prejudicial à saúde.
Leia mais: Não pague caro! Você vai se apaixonar por este panetone de liquidificador para o Natal
A carga, que foi retida em duas cidades do Paraná e do Rio Grande do Sul, seria usada na fabricação de panetones. Segundo o ministério, os alimentos seriam fracionados e vendidos ao consumidor final.
Substância perigosa
A Ocratoxina A, encontrada nas uvas-passas apreendidas, é produzida por fungos que podem estar presentes em cereais, frutos secos, café, cacau, uvas e outros alimentos processados. Contudo, sem condições ambientais e quantidade adequadas, eles é tóxica para o ser humano.
“Ao exceder o limite permitido de micotoxina o produto torna-se tóxico, sendo prejudicial à saúde”, disse Tiago Dokonal, coordenador de Fiscalização da Qualidade Vegetal.
“O Ministério segue atento para assegurar produtos de qualidade na mesa do consumidor brasileiro, principalmente, nesta época de festas de fim de ano”, completou.