A preocupação com os ácaros é constante entre quem limpa a casa. É imprescindível manter o ambiente higienizado e arejado para afastar essas pequenas criaturas que podem causar doenças.
Veja também: Como usar óleo de camélia na pele e cabelo? Produto é barato e poderoso
Porém, o que pouca gente se atenta é que os ácaros podem estar em um local inusitado: o nosso rosto. Eles estão presentes na face de quase todos nós, com exceção dos bebês. Os ácaros se alimentam de folículos pilosos e glândulas sebáceas de seres humanos.
Os ácaros no rosto podem ser prejudiciais?
Ainda que esse seja um cenário comum, é preciso estar atento porque alguns ácaros podem carregar dentro de si espécies de bactérias que podem ser prejudiciais à nossa saúde.
Esses aracnídeos consomem células da pele e óleos sebáceos. Além disso, eles acasalam e põem ovos dentro do folículo. Passados 15 dias, eles morrem e se decompõem em nossos rostos.
Um dos principais sinais de que você está sofrendo com o acúmulo de ácaros na sua face é a alergia. Outros problemas resultantes da presença dessas pequenas criaturas é a inflamação da pálpebra e da córnea.
É possível ter ácaros no rosto e não sentir nada?
Sim, muitas pessoas convivem com os ácaros e não sentem qualquer incômodo. Isso vai depender da genética de cada um. Em alguns casos, há o surgimento de sintomas leves, como coceira.
Já em outros, o problema pode resultar em condições debilitantes e crônicas. Em outras palavras, pessoas imunocomprometidas estão mais suscetíveis à atuação dos ácaros.
Como evitar os problemas causados por ácaros
A maior causa de infecção cruzada é o contato direto com produtos de higiene pessoal. Por isso, usar pincéis de maquiagem, pinças e máscara de cílios de outras pessoas pode ser perigoso. O tempo médio de sobrevivência do ácaro Demodex em uma máscara de cílios, por exemplo, é de 21 horas.
Portanto, procure utilizar seus próprios cosméticos e esteja atento aos sintomas! Procure um médico ou dermatologista ao sentir coceiras ou inchaços.