Símbolo nacional, VW Gol chega ao fim no Brasil

Com quatro décadas de reinado e quase 8 milhões de unidades vendidas no país, VW Gol será substituído pelo Polo Track em 2023.



Após 42 anos de produção ininterrupta e quase 8 milhões de unidades fabricadas no Brasil, o VW  Gol chega ao fim no Brasil, com a sua última versão, a Gol Last Edition. Após as últimas mil unidades comemorativas serem vendidas, o carro da Volkswagen não será mais encontrado nas concessionárias de novos e nem terá mais fabricação.

Leia também: Edição Especial do HB20: lançamento tem foco no custo-benefício; veja preços

Por 27 anos, o Gol chegou a ser o carro mais vendido do Brasil, se consagrando como um sucesso nacional. Até este ano, o modelo foi fabricado na fábrica da montadora em Taubaté, no interior de São Paulo.

Gol substituiu o Fusca como símbolo de carro popular

Quando chegou, na década de 1980, o Gol revolucionou a categoria de carro popular e conseguiu, com sucesso, substituir o Fusca, também da VW. O modelo teve como inspiração o Scirocoo europeu na sua primeira versão, mas outras três gerações inteiras foram produzidas no país.

No entanto, o final dos anos 2010 não foi bom para o Gol. A chegada de uma nova geração de veículos compactos como o HB20, da Hyundai, o Onix, da Chevrolet e o Etios, da Toyota, começaram a cair no gosto popular com designs mais contemporâneos e itens de série mais competitivos.

Agora, o Gol será substituído no portfólio brasileiro da VW pelo Polo Track, vendido próximo dos R$ 80 mil a partir de janeiro de 2023.

O novo modelo investe, segundo a montadora, em mais acessórios, mais conforto e mais segurança.

VW Gol chega ao fim, mas deixa legado

A prevalência do Gol no Brasil não tem paralelo na nossa indústria. Durante seus anos de glória, diversas inovações foram comemoradas e rapidamente incorporadas pelos motoristas brasileiros.

Em 1984, o Gol GT foi um dos primeiros carros do mercado com motor 1.8. Já o GTi de 1989 trouxe a injeção eletrônica fabricada no país. No começo dos anos 2000, o Gol TotalFlex foi o primeiro veículo com motor flex adaptado para rodar tanto com etanol quanto com gasolina, sem precisar escolher.

Por esses e outros motivos, dificilmente o Gol será esquecido tão rápido. Para a Veja, o consultor Cassio Pagliarini lembra que “como se trata de uma marca forte, é muito provável que a Volks volte com ela em um novo produto e um novo segmento”.

Essa movimentação já foi vista antes, então não se assuste se encontrar, nos próximos anos, uma referência ao antes tão popular “Golzinho” em um carro de luxo ou modelo repensado para o público popular.

Se você quiser adquirir o último modelo Gol fabricado no Brasil, já pode ficar triste. O modelo teve menos de 700 unidades disponibilizadas para o país, ao preço de R$ 95.990, mas o estoque já está esgotado.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário