scorecardresearch ghost pixel



Sua embreagem vai para o ‘beleléu’ com estes 5 péssimos hábitos

Você certamente comete um ou mais erros que estão nesta lista. Cuidado, todos eles podem reduzir rapidamente a vida útil da embreagem do seu carro.



Quem já teve que reparar um dano grave na embreagem do carro sabe que o serviço nunca sai muito barato. Estamos falando de um conjunto de peças complexo, porém vital para que você possa se locomover na cidade e nas estradas.

Veja também: ‘Carro velho é que faz corrida boa’! Top 12 veículos baratos que ainda bombam

A embreagem do carro é um dos sistemas fundamentais e que precisa de cuidados corretos para que se torne durável. Ainda assim, muitas pessoas cometem erros básicos que podem comprometer o funcionamento do conjunto mecânico.

Conheça os principais erros que danificam a embreagem do carro

Abaixo, listamos alguns erros que, segundo especialistas em mecânica, danificam a embreagem do carro e podem trazer grandes prejuízos aos proprietários.

1 – Dirigir apoiando o pé no pedal da embreagem

Para algumas pessoas, dirigir com o pé pronto para pisar na embreagem é um hábito. Elas se preocupam em não conseguir acionar o pedal a tempo na hora de frear ou de mudar a marcha. O problema é que uma leve pressão nele é capaz de acionar a embreagem e gastá-la muito antes da hora. Por isso, sempre deixe o pé esquerdo apoiado no descanso que existe no assoalho do veículo.

2 – Usar marcha alta mesmo em baixa velocidade

Quanto maior a velocidade de direção, maior será a embreagem que deve ser utilizada, correto? No entanto, existe uma crença popular de que dirigir em embreagens mais longas mesmo com velocidade baixa ajuda a economizar combustível. Isso é um mito e vai desgastar o conjunto mecânico mais rápido, além de pressionar ainda mais o motor.

3 – Mudar de marcha aos pouquinhos estraga a embreagem do carro

Outro erro muito comum é efetuar mudanças lentas na embreagem para evitar “solavancos”. No entanto, o melhor a se fazer é mudar rapidamente de uma marcha para outra.

4 – Ficar apoiando a embreagem enquanto estiver parado

É comum que muitas pessoas mantenham a embreagem pressionada quando estão paradas no sinal vermelho, por exemplo. Contudo, o melhor a se fazer nessa hora é deixar o carro em ponto morto e acionar apenas o freio.

5 – Andar com o carro mais pesado do que deveria

Por fim, outro equívoco que deve ser evitado para preservar a embreagem do carro e não forçar o motor é rodar com o peso limite excedido. Sempre respeito as orientações do manual.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário