scorecardresearch ghost pixel



Vem grana aí, trabalhadores! Lucro do FGTS sai até agosto de 2023

Valores referentes ao rendimento do FGTS deverão ser repassados aos trabalhadores até agosto de 2023. Veja quanto você irá receber!



O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador que exerce as suas funções com carteira assinada, independentemente da área de atuação. Ele é garantido pela CLT e funciona como uma poupança para o trabalhador. É onde a empresa contratante deve fazer o repasse de 8% do valor do salário mensalmente.

Leia mais: Saque FGTS: 15 maneiras de colocar as mãos no dinheiro em 2023

Alguns trabalhadores têm direito ainda ao lucro do FGTS. Todos os depósitos são realizados até agosto do ano seguinte, ou seja, os lucros de 2022 devem ser depositados até agosto de 2023, conforme estabelecido pela justiça. Desse modo, o dinheiro deve ser distribuído anualmente até o dia 31 de agosto, de acordo com a lei 13.446/2017.

FGTS: valor distribuído em 2022

Em 31 de dezembro de 2021, 106,7 milhões de profissionais que tinham saldo positivo em suas contas tiveram acesso ao repasse do valor em questão. Em resumo, o pagamento representou 99% do lucro disponível no fundo de garantia. Vale ressaltar que a rentabilidade do fundo é fixa, estipulada no valor de 3% ao ano.

O índice de distribuição fica em 0,02748761 sobre o saldo na conta.

Desse modo, os trabalhadores que tinham a quantia cem reais em suas contas receberam o lucro de R$ 2,75 pelo repasse. Já os que tinham mil reais, receberam R$ 27,49. Vale ressaltar que o valor do lucro irá depender do montante disponível na conta referente ao fundo de cada trabalhador.

Sendo assim, esse dinheiro extra pode ser consultado por meio do extrato no aplicativo FGTS e no site da Caixa. Já para os clientes do banco, é possível verificar os valores também com o internet banking da instituição.

De onde vem o lucro do FGTS?

Os valores referentes ao FGTS são administrados pela Caixa Econômica Federal.

Enquanto o saldo não é retirado pelo trabalhador, o banco o investe em operações de crédito em ramos estratégicos dentro do setor público. Assim, o dinheiro do trabalhador é movimentado pela instituição, por financiamento em habitação, saneamento básico, entre outros.

Com isso, o lucro é o total dos valores disponíveis no fundo, multiplicados de acordo com os juros e rendimento da conta. O montante acumulado pelas contas é dividido anualmente com os trabalhadores responsáveis pelas contas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário