scorecardresearch ghost pixel



Ventilador na hora de dormir: cuidado, sua saúde pode estar em perigo

Riscos à saúde em usar o ventilador durante prolongadas horas são perceptíveis nestas épocas de calor no Brasil. Saiba quais são elas e tome as devidas precauções.



Com o calor que faz no Brasil fica difícil passar o dia sem ventilador ou ar-condicionado. No entanto, tenha cuidado ao deixar o ventilador a noite inteira ligado, ainda mais com ele mirando em você o tempo todo.

Veja também: 6 coisas que você NUNCA deve fazer ao usar o ar-condicionado em casa

O ventilador é um meio mais acessível e menos prejudicial à saúde do que o ar-condicionado. Mas mesmo assim, ainda tem seus riscos que devem ser levados em consideração. 

Quais são os riscos de dormir com o ventilador ligado? 

Mesmo com uma refrescância no ambiente, os riscos podem ser mais notáveis do que um conforto a curto prazo, em especial para quem tem um sistema imunológico mais fraco. Dentre os riscos mais comum que podem desencadear problemas:

Espalhamento de poeira

Quando o aparelho é ligado, toda a poeira e o pólen do local é dissipado pelo vento. Como consequência, a rinite pode atacar.

Caso o aparelho não tenha sido limpado há um tempo, a sujeira que está ali acumulada pode ser passada pelo vento e espalhar ácaros. Os dois quando combinados trazem uma sequência de espirros e dificuldade de dormir. 

Boca seca

O ventilador ligado à noite toda pode deixar sua boca seca. O evento acontece pelo fato do ventilador ter a capacidade de evaporar o suor e a umidade, algo que pode causar desidratação e ressecamento da boca e das vias respiratórias.

O cuidado deve ser ainda maior em lugares secos e os sinais podem ser mais agravantes. 

Dor de garganta

O ressecamento das vias aéreas, principalmente a garganta, pode causar dor de garganta. O ventilador e o ar-condicionado ressecam mais ainda o ambiente quando a umidade do ar é diminuída e facilita o processo de inflamação.

Sistema imunológico mais fraco

Você fica mais vulnerável a pegar doenças e/ou vírus.  A fraqueza do sistema imunológico causa situações como a de dor de garganta e os sintomas alérgicos. 

Devo continuar com o ventilador ligado?

Claro, você ainda pode usar, mas com cuidados. A questão é sobre a posição dele em relação ao seu corpo, a higienização do ventilador e a limpeza do local, em especial cuidados com poeira e o pólen. Quando esses três fatores não são cuidados, você passa a sentir os sintomas rapidamente. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário