Possivelmente seu cão tem características únicas e você costuma associá-lo a personagens e até amigos. Portanto, existem algumas categorias para facilitar a interpretação do comportamento dos cachorros. Daqueles que não param quieto aos engraçados, basta olhar as redes sociais e verificar a diversidade de cães que tornam a vida da família mais alegre.
Veja também: NUNCA ofereça estas frutas ao seu cachorro: elas podem ser FATAIS!
As personalidades mais comuns entre os animais
O piadista
Agitado e sempre pronto para aprontar alguma, como rasgar uma almofada, o piadista é responsável por várias cenas engraçadas. O estímulo às brincadeiras e adestramento adequado são essenciais, a partir do fornecimento de brinquedos silenciosos e afetivos. Eles estão sempre em busca de atenção e teimam quando se sentem contrariados.
O mensageiro
O mensageiro pode ser escandaloso quando recebe muitos estímulos, porque é extremamente sensível aos barulhos. Avisam os donos a qualquer sinal, do porteiro a um inseto barulhento. Dessa forma, é importante neutralizar ruídos que possam incomodá-lo, principalmente nos períodos nos quais as pessoas costumam soltar fogos de artifício.
O viciado em trabalho
Com facilidade de aprendizado, parece que os cachorros viciados em trabalho adoram se sentir úteis. Aprendendo truques, conseguem pegar pequenos objetos e esbanjam energia. Na ausência de atividades, pode ficar entediados e começar a agir de maneira exagerada, sob estresse. Não economize nas recompensas e jamais deixe-os sem praticar exercícios.
O tímido
Os cães que revelam certa timidez gostam de ficar sozinhos, mas isso não quer dizer que a socialização com outras raças não deva ser estimulada, desde que seja de forma respeitosa. Prepare um ambiente acolhedor e não force nenhuma interatividade, respeitando seus limites quando alguém pedir para fazer carinho na rua ou em casa.
O protetor
Os protetores são desconfiados e também procuram ser mais distantes do que os demais, mantendo uma postura independente. Eles gostam de resolver problemas, assim como os cães farejadores que atuam na resolução de crimes. Também é recomendado não investir em brinquedos muito barulhentos e que quebram facilmente.