scorecardresearch ghost pixel



Você pode estar perdendo vantagens incríveis ao NÃO se inscrever no CadÚnico

CadÚnico oferece várias vantagens e é considerado a porta de entrada para todos os benefícios pagos por meio do Governo Federal.



Todo cidadão brasileiro de baixa renda pode fazer o Cadastro Único (CadÚnico) do governo. O registro dos dados das famílias é o primeiro passo para conseguir inúmeros benefícios por meio dos programas sociais. A exemplo do Auxílio Brasil – que deve voltar a ser o Bolsa Família em 2023. Confira todas as vantagens do CadÚnico.

Leia mais: Atenção, inscritos! Salário mínimo vai mudar regras do CadÚnico em 2023

É por meio dos dados no sistema do CadÚnico que o Ministério da Cidadania confere as informações sobre as famílias e direciona o repasse dos recursos. Entre eles, podemos apontar o Tarifa Social de Energia Elétrica e o muito popular vale-gás que chega às pessoas bimestralmente.

Vantagens do CadÚnico

Depois que o grupo insere os dados no cadastro, não é preciso se inscrever em nenhum programa específico. O próprio governo analisa as informações para identificar qual benefício mais se adequa à realidade de cada um.

Os programas têm regras que variam bastante, logo cada família vai receber um valor diferente, que é de acordo com os critérios que forem atendidos. É essencial manter os dados atualizados com frequência para não correr o risco de perder os benefícios. Qualquer mudança deve ser indicada no cadastro, como endereço, novo emprego, morte ou nascimento.

A atualização deve ser feita a cada dois anos, no máximo.

Os dados incluídos no banco do Governo Federal também servem de base para os estados e municípios direcionarem os benefícios por região do país. Por essa razão, ao se inscrever no CadÚnico, as grupos garantem várias vantagens. Veja algumas delas:

  • Auxílio Brasil;
  • Benefício de Prestação Continuada;
  • Auxílio Gás;
  • Programa Minha Casa Minha Vida;
  • Programas Cisternas;
  • Água para Todos;
  • Isenção de taxas (como no Enem e outros).

Para fazer o cadastro, o responsável pela família deve inserir as informações por meio do aplicativo do CadÚnico e, depois disso, terá até 120 dias para procurar uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para a conclusão efetiva do cadastro.

Este será o momento de apresentar todos os documentos exigidos nos processo, como o CPF de todos da casa, título de eleitor, certidão de casamento, carteira de trabalho e todos os outros exigidos no processo.




Voltar ao topo

Deixe um comentário