O Waze é um aplicativo que permite a navegação por GPS com informações de rotas aos usuários. É muito usado em várias partes do mundo. Mais do que a entrega de informações sobre percurso, o Waze conta também com um recurso de suporte a emergências. Veja como funciona.
Leia mais: Adeus, smartphones! Waze finalmente começa a rodar direto nos carros
O app reúne informações relevantes sobre várias emergências em pontos distintos e fornece detalhes mais precisos para os usuários. A ideia é evitar que mais pessoas se aproximem das regiões de emergência, além de servir de suporte para quem usa o app.
Suporte a emergências do Waze
O suporte vale para diferentes situações, como imprevistos com o veículo ou até mesmo os desastres naturais que comprometem as vias. O recurso existe há bastante tempo no Waze, mas poucos usuários sabem usar da maneira correta o suporte de emergências.
O app permite aos usuários acionarem os órgãos públicos, como Bombeiros, SAMU, Polícia e tantos outros. Assim como as seguradoras e outros serviços de assistência.
De acordo com o Waze, o app permite:
- Feed de incidentes e interdições de via;
- iFrame para incorporar o mapa do app ao vivo em sites (incluindo centros de emergência);
- colocar alfinetes para informar abrigos/centros de emergência no mapa;
- atualizar o status de postos de gasolina (falta de combustível, com/sem eletricidade);
- atualizar trânsito incomum;
- fazer alterações em tempo real no mapa, fornecidas pela comunidade de editores de mapa do Waze;
- ajudar por meio de informações úteis sobre as emergências.
A ideia do recurso de emergência do Waze é permitir que as pessoas trabalhem em colaboração nas vias para indicar os pontos mais críticos, deixando as rotas mais seguras para todos. Há ainda o recurso que permite acompanhar o trânsito em tempo real, pelo Live Map, acessado em todo o Brasil.