scorecardresearch ghost pixel



Você sabe usar o FGTS a seu favor? Entenda o saque aniversário e o FGTS futuro

Desde 2019, passou a vigorar novas possibilidades para os recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço



O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) já foi sinônimo de “dinheiro preso” e “poupança forçada” para trabalhadores. Desde a mudança de regras feita em 2o19, no entanto, todo trabalhador com carteira assinada passou a ter acesso facilitado aos valores depositados com o saque aniversário do FGTS e outras opções.

Leia também: Saque-aniversário do FGTS: prazo para nascido em novembro aderir acaba nesta terça, 30

Além do saque aniversário, que já se populariza, há ainda a possibilidade de financiamento imobiliário com o uso do FGTS futuro. Por isso, o aumento das opções de saque trazem também a necessidade de aumento da responsabilidade e do planejamento por parte do trabalhador.

No caso do Saque Aniversário do FGTS, a adesão pode ser realizada pelo trabalhador por meio do Aplicativo FGTS (Android e iOS). A migração é opcional. Ao escolher a modalidade, a pessoa passa a ter direito a uma parte do saldo anualmente, enquanto estiver disponível.

Com a novidade, outras instituições financeiras passaram a oferecer crédito vinculado ao saque aniversário, o que tirou a necessidade do trabalhador aguardar até o mês de aniversário para ter acesso aos recursos – mediante taxas para as instituições que concedem o crédito, claro.

Somente no terceiro trimestre deste ano (julho a setembro), a antecipação do saque aniversário resultou na contratação de R$ 2 bilhões em operações de crédito só na Caixa.

Saque aniversário do FGTS para quitar dívidas

Com tantas ofertas diferentes, ficou mais comum optar por modalidades de empréstimo vinculadas ao saque do FGTS para a quitação de dívidas com custo menor. Isso porque, nessas modalidades, a taxa de juros costuma ser muito mais vantajosa para o trabalhador.

Por outro lado, apesar da taxa de juros menor, é importante saber que o crédito concedido pelas instituições financeiras leva ao bloqueio de parte do saldo do FGTS, referente ao valor dado como garantia.

Quem não faz parte das famílias brasileiras endividadas, que correspondem aproximadamente a 30% da população, deve ficar atento ao uso do saque aniversário. Se não tiver o hábito de poupar, o ideal é que o trabalhador direcione bem esse dinheiro.

Financiamento imobiliário com FGTS Futuro

Outro uso bastante comum para o FGTS foi modernizado recentemente: agora é possível contratar financiamentos imobiliários a partir dos depósitos futuros. Nesse caso, os valores que ainda serão realizados pelos empregadores para a conta vinculada ao Fundo poderão ser usados para amortizar ou mesmo liquidar estas dívidas.

A autorização foi dada em outubro pelo Conselho Curador do FGTS, e visa, a princípio, novos financiamentos para famílias com renda de até R$ 2.400. A medida foi considerada polêmica, já que se baseia em créditos futuros e, por consequência, ainda incertos.

Por que preciso ficar atento ao uso do FGTS?

Todo trabalhador com direito ao benefício deve ficar atento à sua função inicial: o apoio financeiro na hora da demissão sem justa causa. No caso de saques recorrentes e no uso do FGTS futuro, o trabalhador fica sem o dinheiro para sacar, mas continua com direito à multa de 40% e o saldo restante, se houver.

Por isso mesmo, o uso do Fundo deve ser planejado e usado de forma estratégica, com cautela.




Voltar ao topo

Deixe um comentário